21°C
Scattered clouds

13ª Feteps está no ar com mostra virtual de projetos de alunos

A 13ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) já está online. Ao todo, a mostra conta com 66 projetos desenvolvidos por estudantes das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, que vão ficar expostos até 24 de novembro. Os projetos premiados serão divulgados em 1º de dezembro.

Entre as novidades desta edição está a adoção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), para nortear os projetos, que devem apresentar uma resposta a essas metas. No passado, os trabalhos tinham de se encaixar em um dos 11 eixos temáticos definidos pela organização.

“Essa nova abordagem dos projetos mostra a sintonia entre a organização da Feteps e as demandas do mundo real. Tenho certeza de que nossos alunos trarão contribuições preciosas para a sustentabilidade do planeta”, afirma a vice-diretora-superintendente do CPS, Emilena Lorenzon Bianco.

Inspirados no ODS 16 (paz, justiça e instituições eficazes), as alunas Catarina Freitas, Larissa Vadillo e Mariana Patiri, da Etec Bento Quirino, de Campinas, desenvolveram o protótipo de um aplicativo de proteção a minorias, que dispara alarmes para delegacias em casos de violência e informa sobre instituições de assistência às vítimas.

Já na Fatec Itu, os alunos Matheus da Costa e Rafael Charnoski desenvolveram um protótipo de horta vertical, ideal para ser cultivada em espaços reduzidos – o projeto foi inspirado no ODS 2 (fome zero e agricultura sustentável).

Outra novidade da edição é que os alunos passaram a ser os protagonistas de sua participação no evento e ficaram com a responsabilidade de escolher a equipe e o orientador e propor um tema. Diferentemente do que era feito, foi possível formar times compostos por estudantes de unidades e cursos diferentes e juntar no mesmo grupo estudantes de Etecs e Fatecs.

O post 13ª Feteps está no ar com mostra virtual de projetos de alunos apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp