Comissão discute inscrição da Chapada do Araripe para se tornar Patrimônio da Humanidade

Date:

Share post:

Governo do Ceará
Vista parcial da Chapada do Araripe

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados debate na quarta-feira (6) a possibilidade de a Chapada do Araripe, localizada entre os estados de Pernambuco, do Ceará e do Piauí, ser indicada ao título de Patrimônio da Humanidade.

A audiência pública será realizada no plenário 5, às 15 horas, e atende a pedido do deputado Luiz Gastão (PSD-CE). Ele defende a inscrição da chapada na lista de locais brasileiros candidatos ao título da Unesco.

Confira a lista de convidados do debate

O parlamentar destaca que o local é reconhecido por sua riqueza paisagística, ambiental e arqueológica. “Trata-se de um patrimônio material e imaterial de valor excepcional, com características únicas no mundo, que merece ser preservado e reconhecido internacionalmente”, diz.

Características

A Chapada do Araripe fica na região do Cariri, possui 178 km de extensão e está a mil metros de altitude. Abriga nove sítios paleontológicos com fósseis de espécies como dinossauros, pterossauros, peixes e insetos, e que até hoje estão entre os mais bem preservados do mundo.

Além disso, o local possui diversas nascentes, cachoeiras e trilhas, que atraem milhares de turistas. Esses percursos são conhecidos por terem sido feitos por antigas comunidades indígenas Cariri e até pelos cangaceiros na época de Lampião.

Harmonia

Para fazer jus ao título de Patrimônio da Humanidade, uma localidade precisa comprovar, entre outros requisitos, que concilia harmonicamente beleza natural e intervenção humana.

spot_img

Notícias relacionados

Educação como ferramenta de mudança: Investimentos no futuro dos mais pobres

A educação tem sido reconhecida globalmente como um dos pilares fundamentais para o combate à pobreza e a...

Teatro Goiânia recebe espetáculo “Entre memórias”

Sobre memórias e aprendizados, a apresentação de dança será às 19h30 O Teatro Goiânia, unidade da Secretaria de Estado...

Studio Y no Bloco do Carneiro

O Studio Y estará presente no Bloco do Carneiro, no Deck Mambo com sua tradicional ação de retoques...

Palavra Comunicação lança Videocast

As jornalistas Alessandra Câmara e Bia Tahan, da Palavra Comunicação, lançam nos próximos dias o Videocast: Com a...