Inscrições para o vestibular das Fatecs estão abertas até 12 de dezembro

Date:

Share post:

As inscrições para o processo seletivo das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) estão abertas até 12 de dezembro pelo site vestibularfatec.com.br. O valor integral da taxa é de R$ 84. A prova será realizada no dia 7 de janeiro do próximo ano.

No processo seletivo do primeiro semestre de 2024, as Fatecs oferecem 19.445 vagas para as unidades de todo o Estado de São Paulo. Desse total, 14.581 são destinadas ao vestibular das Faculdades de Tecnologia e 4.864 vagas aos candidatos do Provão Paulista. São mais de 90 opções em cursos superiores de tecnologia gratuitos.

As Fatecs disponibilizam computador e acesso à internet a quem quiser fazer a inscrição no Vestibular. Cabe ao interessado entrar em contato com a unidade para saber datas e horários de atendimento.

As unidades são administradas pelo Centro Paula Souza (CPS), autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Atualmente, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica das Faculdades de Tecnologia supera 90 mil estudantes.

Inscrições

Para concorrer a uma das vagas do vestibular das Fatecs, é preciso ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula o candidato comprove a conclusão do curso.

A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo site até as 15 horas do dia 12 de dezembro. É necessário preencher a ficha de inscrição, o questionário socioeconômico e pagar a taxa de R$ 84 em dinheiro, em uma agência bancária de sua preferência, ou via internet, pelo aplicativo bancário ou ainda com cartão de crédito, por meio da ferramenta getnet, disponível na internet. O prazo para o pagamento termina no último dia de inscrições.

No momento da inscrição, o candidato deve escolher um curso em primeira opção. Caso seja do interesse, pode optar por um curso para segunda opção, em qualquer Fatec e período. Os cursos, as vagas, os períodos e as unidades participantes estão disponíveis no site do processo seletivo.

Inclusão

O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final do exame, sendo 3% a afrodescendentes e 10% a quem tenha cursado o Ensino Médio integralmente na rede pública. Quem estiver nas duas situações recebe 13% de bônus.

Cabe ao candidato verificar na portaria se tem direito à pontuação acrescida. A matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas em sua totalidade.

O candidato com deficiência ou que necessite de condições especiais para fazer a prova deverá incluir essa informação na ficha de inscrição eletrônica e encaminhar o laudo médico, emitido por especialista, descrevendo o tipo e o grau da necessidade, por meio de link específico na ‘Área do Candidato’, impreterivelmente, até as 15 horas do dia 12 de dezembro. É possível solicitar atendimento diferenciado, como prova em braille ou ampliada, intérprete de libras ou local adaptado para fazer o exame. Também podem solicitar condições especiais candidatos de unidades prisionais e candidatas em fase de amamentação.

O candidato transgênero que desejar ser tratado pelo nome social deverá dar essa informação no ato da inscrição, no campo específico. Não será possível solicitar a inclusão posteriormente. Também é preciso enviar, durante o preenchimento da ficha, via upload, imagem do RG (frente e verso) e uma foto 3×4 recente. É de inteira responsabilidade do interessado o correto preenchimento da ficha de inscrição, o envio de documentos e o cumprimento dos prazos estipulados.

Provão Paulista

O exame de avaliação seriada do Governo de São Paulo, Provão Paulista, será aplicado entre novembro e dezembro. Participam alunos da Secretaria da Educação do Estado (Seduc), das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e de outras redes públicas de ensino, incluindo escolas municipais e de outros estados.

É importante destacar que o Vestibular das Fatecs e o Provão Paulista oferecem vagas distintas e ocorrem de forma independente. O estudante que vai participar do Provão Paulista também pode fazer a inscrição para o Vestibular das Fatecs e aumentar suas chances de ingressar em um curso superior de tecnologia. As vagas das Fatecs reservadas para o Provão Paulista que não forem preenchidas serão transferidas para o processo seletivo do primeiro semestre de 2024.

O candidato que prestar os dois exames, Provão Paulista e Vestibular das Fatecs, e for classificado para as duas opções, ingressará da seguinte forma: quem for aprovado para o mesmo turno, curso e Fatec, entrará pelo processo seletivo em que obtiver melhor classificação. Já o ingressante que for classificado para vagas em turno, curso e/ou unidades diferentes, deverá realizar a opção por um dos exames, no prazo estabelecido no calendário de convocações para matrícula.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:

https://bit.ly/govspnozap

O post Inscrições para o vestibular das Fatecs estão abertas até 12 de dezembro apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

spot_img

Notícias relacionados

Educação como ferramenta de mudança: Investimentos no futuro dos mais pobres

A educação tem sido reconhecida globalmente como um dos pilares fundamentais para o combate à pobreza e a...

Teatro Goiânia recebe espetáculo “Entre memórias”

Sobre memórias e aprendizados, a apresentação de dança será às 19h30 O Teatro Goiânia, unidade da Secretaria de Estado...

Studio Y no Bloco do Carneiro

O Studio Y estará presente no Bloco do Carneiro, no Deck Mambo com sua tradicional ação de retoques...

Palavra Comunicação lança Videocast

As jornalistas Alessandra Câmara e Bia Tahan, da Palavra Comunicação, lançam nos próximos dias o Videocast: Com a...