Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina recebe exposição multimídia em dezembro

Date:

Share post:

A exposição “Face à Impermanência”, de Ruchita, estreia em Florianópolis no dia 13 de dezembro de 2023, às 19h, no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), com foco na cultura e filosofia nipônica. A artista apresenta um grupo de trabalhos de um projeto ainda em andamento que inclui performances para videoinstalações, fotografias e obras multimídia baseadas em improvisações espontâneas nos locais em que ela entrou em contato com a cultura nipônica. Com curadoria de R. Scott Macleay, a exposição “Face à Impermanência” pretende instigar a percepção a partir da incerteza, o olhar contemplativo atento aos acasos, que deixa de lado a busca por conclusões lógicas. 

A estética Wabi-sabi é constituída por inúmeras qualidades que se relacionam com características tais como, simplicidade, atemporalidade, vazio, assimetria, imperfeição, impermanência, intimidade, transitoriedade, e rusticidade. Ainda que todos estes aspectos estejam refletidos nas obras que integram este projeto, a transitoriedade se destacaria como algo que interliga o conjunto. A filosofia do Wabi-sabi é como um sentimento mais do que uma ideia, realizar o exercício reagindo a um contexto muito contrastante do cotidiano.

A exposição além de trazer reflexão e contemplação, divulga para o público a cultura e a filosofia nipônica, que também é presente no sul do país. A visitação será gratuita e segue até o dia 31 de janeiro de 2024, sempre de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.

A produção é feita pela MAF Economia Criativa. No dia 14 de dezembro, às 18h, haverá roda de conversa “O corpo zen em tempos de ansiedade”, com a escritora Fabiana Higa, no local da exposição. No dia 13 de janeiro de 2024 está prevista, também, a apresentação da performance de dança Inspirações sobre o Butoh.

Serviço:

O quê: Exposição “Face à Impermanência”
Quando: 13 de dezembro (quarta-feira), às 19h
Visitação até 31 de janeiro de 2024. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Onde: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica – Florianópolis/SC 
Entrada gratuita

O post Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina recebe exposição multimídia em dezembro apareceu primeiro em ACN – Agência Catarinense de Notícias.

spot_img

Notícias relacionados

Educação como ferramenta de mudança: Investimentos no futuro dos mais pobres

A educação tem sido reconhecida globalmente como um dos pilares fundamentais para o combate à pobreza e a...

Teatro Goiânia recebe espetáculo “Entre memórias”

Sobre memórias e aprendizados, a apresentação de dança será às 19h30 O Teatro Goiânia, unidade da Secretaria de Estado...

Studio Y no Bloco do Carneiro

O Studio Y estará presente no Bloco do Carneiro, no Deck Mambo com sua tradicional ação de retoques...

Palavra Comunicação lança Videocast

As jornalistas Alessandra Câmara e Bia Tahan, da Palavra Comunicação, lançam nos próximos dias o Videocast: Com a...