Pacientes do Crer vão receber visita de cães terapeutas nesta sexta

Date:

Share post:

Os cães terapeutas do programa de Terapia Assistida por Animais da Universidade Federal de Goiás (TAA/UFG) vão percorrer os ginásios de reabilitação do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer). Pacientes do hospital vão receber uma visita muito especial nesta sexta-feira (1º/12), os animais levarão amor e alegria a pacientes e acompanhantes.

Cães terapeutas

A presença dos pets tem como objetivo promover um momento de relaxamento e estímulos, contribuindo no processo de melhora do paciente. Os animais passam por uma triagem de comportamento e exames laboratoriais, recebendo vermífugos e vacinas.

Todos os pets têm atestado de saúde da veterinária responsável pelo projeto da UFG. Esse controle garante que a segurança dos pacientes seja mantida

Os cães estarão acompanhados de seus tutores, um médico veterinário e profissionais do Crer. A visita terá início às 14 horas.

Equoterapia

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) também utiliza cavalos no tratamento de reabilitação do paciente. O recurso terapêutico, chamado de Equoterapia, oferecido, na unidade do Governo de Goiás, aos usuários em tratamento na instituição tem uma abordagem interdisciplinar. Busca o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

Implantado em 2004, o serviço de Equoterapia do Crer já realizou mais de 207 mil atendimentos a mais de 51 mil pessoas em tratamento na instituição. Os atendimentos acontecem no picadeiro que fica no Regimento da Cavalaria da Polícia Militar de Goiás, local onde funciona o serviço. 

Atualmente, cerca de 260 pacientes estão em tratamento no serviço de Equoterapia do hospital, que atende crianças e adultos com os mais diversos diagnósticos. 

“A Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima”, explica a supervisora de Terapias de Apoio do Crer, Karla Mendonça. 

Integram a equipe de profissionais da equoterapia fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, bem como a equipe responsável pelo cuidado ao cavalo, sendo eles domadores, tratadores, auxiliares de terapia e equitadores.

 Serviço

Visita de cães terapeutas no Crer
Data: sexta-feira, 1º de dezembro 
Horário: a partir das 14h
Local: Crer, Av. Ver. José Monteiro, 1.655 – Setor Negrão de Lima.

Saiba mais

“Cãoterapia” diverte idosos acolhidos em unidade da OVG, em Goiânia

O post Pacientes do Crer vão receber visita de cães terapeutas nesta sexta apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

spot_img

Notícias relacionados

Educação como ferramenta de mudança: Investimentos no futuro dos mais pobres

A educação tem sido reconhecida globalmente como um dos pilares fundamentais para o combate à pobreza e a...

Teatro Goiânia recebe espetáculo “Entre memórias”

Sobre memórias e aprendizados, a apresentação de dança será às 19h30 O Teatro Goiânia, unidade da Secretaria de Estado...

Studio Y no Bloco do Carneiro

O Studio Y estará presente no Bloco do Carneiro, no Deck Mambo com sua tradicional ação de retoques...

Palavra Comunicação lança Videocast

As jornalistas Alessandra Câmara e Bia Tahan, da Palavra Comunicação, lançam nos próximos dias o Videocast: Com a...