Projeto estimula admissão de egressos do serviço militar no mercado de trabalho

Date:

Share post:

Com a finalidade de integração dos egressos do serviço militar obrigatório ao mercado de trabalho civil e a sua qualificação profissional, o deputado Virmondes Cruvinel (UB) assinou o projeto de lei nº 6096/23, que institui a Política de Empregabilidade e Qualificação dos Egressos do Serviço Militar Obrigatório em Goiás. 
Dentre os objetivos dessa política, estão promover a capacitação profissional dos egressos do serviço militar obrigatório, por meio de cursos técnicos, de formação e de qualificação profissional; fomentar parcerias com instituições privadas e públicas para inserção desses egressos no mercado de trabalho e, ainda, promover ações de orientação vocacional e empreendedorismo. 
Segundo consta o texto da propositura, a importância da qualificação é um dos principais focos para a instituição do programa, e que o mercado demanda de profissionais cada vez mais qualificados. 
Para o deputado Virmondes Cruvinel, o projeto também oferece benefícios sociais e econômicos. “A reintegração dos egressos do serviço militar ao mercado de trabalho, além de evitar que esses jovens engrossem as estatísticas de desemprego, pode gerar benefícios econômicos ao Estado”, justifica o texto, com a afirmativa de que mais trabalhadores empregados significam maior consumo e maior arrecadação de impostos e menor demanda por serviços assistenciais.
Números no Brasil  
No País, segundo dados do Ministério da Defesa, em média, cerca de 100.000 jovens são incorporados às Forças Armadas por ano. A despeito da importância do serviço militar para a formação cívica e disciplinar, muitos desses jovens enfrentam dificuldades de reinserção no mercado de trabalho após o término de seu compromisso militar. 
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) evidenciou que cerca de 30% dos egressos do serviço militar enfrentam desemprego no primeiro ano após sua baixa. 

spot_img

Notícias relacionados

Educação como ferramenta de mudança: Investimentos no futuro dos mais pobres

A educação tem sido reconhecida globalmente como um dos pilares fundamentais para o combate à pobreza e a...

Teatro Goiânia recebe espetáculo “Entre memórias”

Sobre memórias e aprendizados, a apresentação de dança será às 19h30 O Teatro Goiânia, unidade da Secretaria de Estado...

Studio Y no Bloco do Carneiro

O Studio Y estará presente no Bloco do Carneiro, no Deck Mambo com sua tradicional ação de retoques...

Palavra Comunicação lança Videocast

As jornalistas Alessandra Câmara e Bia Tahan, da Palavra Comunicação, lançam nos próximos dias o Videocast: Com a...