Projetos de deputados são aprovados na Ordem do Dia

Date:

Share post:

Durante a Ordem do Dia da sessão ordinária desta quinta-feira, 1°, os deputados aprovaram, entre outras matérias, duas, de autoria de parlamentares, em segunda e definitiva votação. Ambas vão buscar agora a sanção do governador.
O projeto de lei nº 1194/23, do deputado Delegado Eduardo Prado (PL) reconhece oficialmente a Feira do Troca de Olhos d’Água como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Goiás. 
O legislador anota, em sua justificativa, que a feira foi criada em 1974, como parte de um projeto de arte e educação implantado pela professora Laís Aderne, no distrito de Olhos d’Água, no município de Alexânia. Desde então, o evento é realizado duas vezes por ano, nos primeiros finais de semana dos meses de junho e dezembro.
“Um verdadeiro sucesso tradicional, tendo sua fama atravessado fronteiras, com seu maior atrativo sendo o resgate de um importante traço cultural da região: a “gambira” ou a “catiragem” (escambo). O evento criou um canal de escoamento da produção artesanal local. Assim, a população encontrou meios para adquirir gêneros de primeira necessidade em troca de seus produtos artesanais”, escreve Prado.  
O deputado lembra que o evento reúne manifestações artísticas e culturais da região, com a exposição e a comercialização de peças artesanais, realização de oficinas de arte, apresentações de dança e música. Visa, ainda, resgatar a cultura regional, valorizar os artistas locais, divulgar a importância da cultura para formação da identidade do povo goiano, e incentivar a arte, a literatura, a dança e a música, como forma de fortalecer o segmento e propiciar a geração de empregos e renda.
A outra propositura, de n° 450/23, é do deputado Gustavo Sebba (PSDB). A proposição institui a reserva de assentos especiais para pessoas com obesidade nos transportes coletivos do Estado de Goiás.

spot_img

Notícias relacionados

Educação como ferramenta de mudança: Investimentos no futuro dos mais pobres

A educação tem sido reconhecida globalmente como um dos pilares fundamentais para o combate à pobreza e a...

Teatro Goiânia recebe espetáculo “Entre memórias”

Sobre memórias e aprendizados, a apresentação de dança será às 19h30 O Teatro Goiânia, unidade da Secretaria de Estado...

Studio Y no Bloco do Carneiro

O Studio Y estará presente no Bloco do Carneiro, no Deck Mambo com sua tradicional ação de retoques...

Palavra Comunicação lança Videocast

As jornalistas Alessandra Câmara e Bia Tahan, da Palavra Comunicação, lançam nos próximos dias o Videocast: Com a...