Provão Paulista: pais enviam mensagens de incentivo aos filhos antes da avaliação

Date:

Share post:

DownloadProvão Paulista: conheça a avaliação que garante vagas nas universidades públicas de SP

A “carteira” responsável por entregar as mensagem foi a diretora da unidade, a professora Elaine Cristina Felipe Pinheiro

A Escola Estadual Gilberto Giraldi, localizada em Vargem Grande do Sul, surpreendeu 25 estudantes da 3ª série do Ensino Médio enquanto eles se preparavam para o primeiro dia do Provão Paulista com uma homenagem de seus pais e familiares. Durante a última revisão antes da avaliação, na terça-feira (28), uma “carteira” entregou cartas de incentivo à prova produzidas pelos familiares dos estudantes.

A “carteira”, neste caso, é a diretora da unidade, a professora Elaine Cristina Felipe Pinheiro, que comprou a ideia de seu time, reproduziu o uniforme dos trabalhadores dos Correios, um boné azul e assumiu o papel na distribuição das cartas. Segundo a diretora, todos os familiares aceitaram o desafio e enviaram as cartas à escola, e a mobilização com a comunidade escolar para a recepção das cartas foi conduzida pela professora Rita de Cássia Rosalin Saloti, da sala de leitura — espaço de uso de livros e discussões literárias.

“Pensando que este momento traz muita insegurança, medo das mudanças, novas escolhas e o início de um novo ciclo, queríamos que nossos estudantes se sentissem acolhidos pela escola, mas que também tivessem a certeza que têm o apoio de suas famílias. Para que fosse uma manhã especial, gostaríamos de mostrar que eles não estão sozinhos e pedimos a cada familiar que escrevesse uma carta na qual possibilitasse essa conexão”, diz a diretora.

A aluna Isabelly Violin Pereira, de 18 anos, diz que reconheceu a letra da mãe assim que abriu a carta. Ana Laura Alves de Paula, também de 18 anos, reconhece que a atividade reduziu a tensão antes da prova e que a emoção pela carta se misturou com a diversão de assistir à diretora vestida com o uniforme dos Correios.

O resultado da ação, com muita emoção dos estudantes, foi publicado nas redes sociais da escola. Confira aqui o vídeo.

“Eu fiquei muito emocionada, não esperava e confesso que foi uma surpresa para todos nós. Receber uma carta da pessoa que a gente ama é muito gratificante, me senti muito amada, mais forte e confiante. Agradeço à escola, que preparou essa surpresa linda pra gente. Foi tudo muito lindo e importante”, conta a aluna Maria Eduarda Vicente, de 18 anos.

A escola atende alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e todas as três séries do Ensino Médio, 107 deles da última etapa do ensino básico fazem as provas até a próxima segunda-feira (4).

Saiba mais sobre o Provão Paulista

As 15.369 vagas do Provão Paulista serão distribuídas entre a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

A avaliação para a 3ª série do Ensino Médio foi marcada para quarta-feira (29) das 8h às 12h, e quinta-feira (30), das 8h às 13h. O segundo dia de provas teve uma hora a mais de duração por conta da redação.

Outros 810,8 mil estudantes matriculados na 1ª e 2ª série do Ensino Médio fazem provas nos dias 1º e 4 de dezembro. Os estudantes da 2ª série fazem a prova no período da manhã — das 8h às 12h nos dois dias — e os estudantes mais novos, da 1ª série, no período da tarde, das 14h às 18h, nos dois dias.

A aplicação do Provão Paulista, antes prevista para começar na terça-feira (28), foi alterada em razão de uma paralisação anunciada pelos metroviários, ferroviários e funcionários da Sabesp. A alteração foi definida pelo Governo de São Paulo de modo a não prejudicar os mais de 1,2 milhão de estudantes do Ensino Médio que farão as provas,

Todos os alunos das três etapas do Ensino Médio matriculados nas escolas estaduais dos 645 municípios, nas escolas municipais e nas unidades do Centro Paula Souza, as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), farão as provas em suas próprias escolas. É preciso estar atento, porém, ao horário de aplicação das provas, uma vez que estudantes do período da manhã podem fazer provas no período da tarde, e vice-versa.

O mesmo acontece com estudantes do período noturno, uma vez que as provas serão aplicadas só no período da manhã ou tarde. Alunos que trabalham devem pedir a comprovação da participação nas provas diretamente à secretaria de sua escola.

Alunos matriculados nas primeiras séries do Ensino Médio devem obrigatoriamente participar das provas deste ano, uma vez que a nota desta primeira edição será considerada quando estiverem na 3ª série.

Alunos de fora

Alunos que não estão matriculados em 2023 na rede estadual e nas redes municipais paulistas ou nas Etecs farão as provas em São Paulo, capital. Todas as provas para estudantes de fora serão aplicadas na Escola Estadual Caetano de Campos, localizada na Rua João Guimarães Rosa, 111, na Consolação, em São Paulo.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:

https://bit.ly/govspnozap

O post Provão Paulista: pais enviam mensagens de incentivo aos filhos antes da avaliação apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

spot_img

Notícias relacionados

Educação como ferramenta de mudança: Investimentos no futuro dos mais pobres

A educação tem sido reconhecida globalmente como um dos pilares fundamentais para o combate à pobreza e a...

Teatro Goiânia recebe espetáculo “Entre memórias”

Sobre memórias e aprendizados, a apresentação de dança será às 19h30 O Teatro Goiânia, unidade da Secretaria de Estado...

Studio Y no Bloco do Carneiro

O Studio Y estará presente no Bloco do Carneiro, no Deck Mambo com sua tradicional ação de retoques...

Palavra Comunicação lança Videocast

As jornalistas Alessandra Câmara e Bia Tahan, da Palavra Comunicação, lançam nos próximos dias o Videocast: Com a...