Parceria entre Cidasc e Udesc capacita mais de 200 médicos veterinários em curso

Date:

Share post:

Médicos veterinários da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) participaram de onze edições do Curso de Necropsia em Aves na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), localizada em Lages. O curso com carga horária de 4 horas, cujo objetivo foi capacitar os profissionais para realização de necropsia em aves, na identificação das lesões em órgãos internos e na coleta de amostras para o correto diagnóstico de doenças e aprimoramento das habilidades essenciais no manejo sanitário de aves, foi projetado considerando a relevância da atividade como uma preparação crucial para o enfrentamento da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP); e sua última edição será na próxima quarta-feira, dia 6 de dezembro.

Foto: Ascom/Cidasc

A Influenza Aviária de Alta Patogenicidade é uma preocupação global, e a capacitação de profissionais torna-se uma estratégia vital para a prevenção e resposta eficaz a possíveis surtos. Nesse contexto, mais de 200 profissionais participaram do curso, envolvendo médicos veterinários da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da Prefeitura de Papanduva. O treinamento iniciou em agosto de 2023 e segue até o final do ano.

Foto: Ascom/Cidasc

As aulas, que ocorreram nos meses de agosto a dezembro, foram ministradas pela professora e médica veterinária Renata Assis Casagrande, do Centro de Ciências Agroveterinárias da Udesc. Com vasta experiência no campo e conhecimento especializado, a médica veterinária destacou-se por compartilhar insights valiosos e práticos, proporcionando aos participantes uma compreensão aprofundada dos procedimentos de necropsia em aves.

Foto: Ascom/Cidasc

O Curso de Necropsia em Aves reforçou as capacidades técnicas dos profissionais envolvidos, mas também fortaleceu a rede de colaboração entre os setores público e privado no enfrentamento de desafios relacionados à sanidade aviária. A Cidasc está comprometida em continuar promovendo iniciativas educacionais e de capacitação que contribuam para a segurança e qualidade no setor avícola. “Estamos confiantes de que os nossos profissionais agora estão melhor preparados para desempenhar um papel fundamental na prevenção, detecção e resposta a possíveis casos de IAAP, contribuindo para a saúde única”, destaca o diretor de Defesa Agropecuária da Cidasc, Diego Rodrigo Torres Severo.

Sobre a necropsia

Foto: Ascom/Cidasc

A necropsia de aves é um exame criterioso que auxilia os profissionais no diagnóstico clínico e que consiste na análise externa e interna das cavidades corporais e órgãos , no intuito de elucidar a causa da morte ou verificar a extensão e natureza das lesões provocadas pelas doenças.

O serviço de defesa sanitária animal, através dos médicos veterinários oficiais,  executa a monitoria sanitária de todo o plantel e a coleta de materiais a campo. A monitoria sanitária é uma ferramenta muito importante para a avicultura e é fundamental que os envolvidos no processo estejam alinhados quanto a identificação e a gravidade de cada lesão, e a maneira correta de coleta do material para envio ao laboratório oficial. A necropsia é uma prática amplamente utilizada pelos médicos veterinários na avicultura industrial e deve seguir um protocolo muito bem definido para extrair informações relevantes ao gerenciamento da sanidade avícola de um plantel.

A produção avícola possui um ciclo rápido, e o monitoramento e diagnóstico eficientes são indispensáveis.

+Ministro da Agricultura prorroga estado de emergência zoossanitária devido à Influenza Aviária
+Medidas de prevenção da influenza aviária devem ser mantidas em todo o Estado

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500

O post Parceria entre Cidasc e Udesc capacita mais de 200 médicos veterinários em curso apareceu primeiro em ACN – Agência Catarinense de Notícias.

spot_img

Notícias relacionados

Educação como ferramenta de mudança: Investimentos no futuro dos mais pobres

A educação tem sido reconhecida globalmente como um dos pilares fundamentais para o combate à pobreza e a...

Teatro Goiânia recebe espetáculo “Entre memórias”

Sobre memórias e aprendizados, a apresentação de dança será às 19h30 O Teatro Goiânia, unidade da Secretaria de Estado...

Studio Y no Bloco do Carneiro

O Studio Y estará presente no Bloco do Carneiro, no Deck Mambo com sua tradicional ação de retoques...

Palavra Comunicação lança Videocast

As jornalistas Alessandra Câmara e Bia Tahan, da Palavra Comunicação, lançam nos próximos dias o Videocast: Com a...