Aumento da Concentração de Renda no Brasil Preocupa Especialistas

Date:

Share post:

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) revela que a renda no Brasil está se concentrando cada vez mais entre os mais ricos. Com base nos dados do imposto de renda, o estudo aponta que nos últimos anos a renda dos indivíduos mais abastados cresceu em um ritmo duas a três vezes maior do que a média dos brasileiros. Essa tendência tem levado a um novo recorde histórico de desigualdade econômica no país, após uma década de relativa estabilidade. O aumento da concentração de renda no topo da pirâmide é um alerta sobre a necessidade de rever as isenções tributárias que favorecem os mais ricos.

Dividindo a população em diferentes estratos, que vão desde o 0,1% mais rico até os 95% restantes da população adulta, o estudo constatou que os mais ricos não apenas têm experimentado um crescimento de renda maior do que a base da pirâmide, mas também que esse crescimento é ainda mais expressivo conforme aumenta o nível de riqueza. Enquanto a maioria da população adulta registrou um aumento nominal médio de 33% em sua renda durante os últimos cinco anos, marcados pela pandemia, os estratos mais seletos apresentaram variações de 51%, 67% e 87%. Entre os 0,01% mais ricos, composto por 15 mil milionários, o crescimento foi ainda maior, atingindo 96%.

Como resultado desse cenário, a parcela da renda apropriada pelo 1% mais rico da sociedade brasileira aumentou de 20,4% para 23,7% entre 2017 e 2022. A maior parte dessa concentração adicional de renda foi absorvida pelo 0,1% mais rico, formado por 153 mil adultos com renda média mensal de R$ 441 mil em 2022. Os dados do imposto de renda destacam a importância dos rendimentos isentos ou subtributados como principal fonte de remuneração entre os super ricos. Diante desses resultados, especialistas ressaltam a necessidade de revisar as isenções tributárias que beneficiam especialmente os mais ricos, a fim de conter o processo de reconcentração de renda no país.

spot_img

Notícias relacionados

Educação como ferramenta de mudança: Investimentos no futuro dos mais pobres

A educação tem sido reconhecida globalmente como um dos pilares fundamentais para o combate à pobreza e a...

Teatro Goiânia recebe espetáculo “Entre memórias”

Sobre memórias e aprendizados, a apresentação de dança será às 19h30 O Teatro Goiânia, unidade da Secretaria de Estado...

Studio Y no Bloco do Carneiro

O Studio Y estará presente no Bloco do Carneiro, no Deck Mambo com sua tradicional ação de retoques...

Palavra Comunicação lança Videocast

As jornalistas Alessandra Câmara e Bia Tahan, da Palavra Comunicação, lançam nos próximos dias o Videocast: Com a...