Goiás Mantém Crescimento Impressionante no Setor de Serviços

Date:

Share post:

O setor de serviços em Goiás continua em uma trajetória impressionante de crescimento, completando 34 meses consecutivos de expansão na comparação interanual. Os últimos dados divulgados mostram um crescimento acumulado de 6,9% no ano, superando a média nacional de 2,7% no mesmo período. Em comparação com o ano anterior, Goiás registrou um aumento de 6,8%, enquanto o país teve uma variação de 3% no acumulado de 12 meses. Esse desempenho coloca o estado na 8ª posição entre as unidades federativas do Brasil. Os resultados refletem as políticas públicas de desenvolvimento implementadas pelo governo estadual e destacam a importância do setor de serviços para a economia goiana.

O crescimento contínuo do setor de serviços em Goiás é considerado um marco significativo pelo secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima. Ele ressalta que os resultados positivos demonstram que as políticas de desenvolvimento implementadas estão surtindo efeito. Joel de Sant’Anna Braga Filho, titular da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, enfatiza que o setor de serviços é responsável pela geração de renda e milhares de empregos, e o governo continuará trabalhando para manter uma gestão eficiente que proporcione bons resultados em 2024. Erik Figueiredo, diretor-executivo do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, destaca que o setor de serviços tem um alto potencial de absorção de mão de obra, podendo impulsionar ainda mais a economia e gerar empregos em Goiás.

O crescimento do setor de serviços em Goiás é impulsionado principalmente pelas atividades de transporte, serviços auxiliares aos transportes e correio, seguidos pelos serviços de informação e comunicação. Esses setores apresentaram variações positivas, com destaque para um aumento de 10,9% no acumulado do ano e variações de 11,4% e 10,1% no comparativo de 12 meses. A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fornece indicadores que permitem acompanhar o desempenho do setor de serviços no país, analisando a receita bruta de empresas formalmente constituídas que atuam principalmente em serviços não financeiros, excluindo as áreas de saúde e educação.

spot_img

Notícias relacionados

Educação como ferramenta de mudança: Investimentos no futuro dos mais pobres

A educação tem sido reconhecida globalmente como um dos pilares fundamentais para o combate à pobreza e a...

Teatro Goiânia recebe espetáculo “Entre memórias”

Sobre memórias e aprendizados, a apresentação de dança será às 19h30 O Teatro Goiânia, unidade da Secretaria de Estado...

Studio Y no Bloco do Carneiro

O Studio Y estará presente no Bloco do Carneiro, no Deck Mambo com sua tradicional ação de retoques...

Palavra Comunicação lança Videocast

As jornalistas Alessandra Câmara e Bia Tahan, da Palavra Comunicação, lançam nos próximos dias o Videocast: Com a...