Polícia Federal apreende armas e destrói acampamento de garimpeiros ilegais na Terra Indígena Yanomami

Date:

Share post:

A Polícia Federal (PF), em parceria com as Forças Armadas, deu início a uma nova ação de combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. Durante a operação, foram apreendidas armas, rádios comunicadores, munição e coletes à prova de balas. Além disso, um acampamento utilizado por garimpeiros ilegais foi destruído. A PF pretende realizar mais ataques aos garimpos ilegais dentro da Terra Indígena, com o objetivo de destruir acampamentos ilegais e outros pontos de apoio encontrados.

Em dezembro passado, a PF deflagrou uma operação visando desarticular um esquema de financiamento e exploração do garimpo ilegal na região da Terra Indígena Yanomami. Quatro pessoas foram presas e a Justiça Federal determinou o bloqueio de R$ 240 milhões dos investigados, que seria o lucro obtido pelo grupo com a extração ilegal no território indígena. A investigação revelou transações financeiras relacionadas à venda de cassiterita extraída ilegalmente da região para um dos maiores produtores mundiais de estanho. Estima-se que, em apenas cinco meses de 2021, tenham sido comprados mais de R$ 166 milhões em cassiterita.

A PF de Roraima informou que novas ações serão realizadas no sentido de combater o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. A operação atual resultou na apreensão de armamentos e na destruição de um acampamento utilizado por garimpeiros ilegais. A parceria com as Forças Armadas fortalece a atuação da PF no combate a esse crime ambiental que afeta a região e a comunidade indígena Yanomami. A expectativa é de que a continuidade das ações contribua para a desarticulação de esquemas de exploração ilegal e para a preservação desse importante território indígena.

spot_img

Notícias relacionados

Educação como ferramenta de mudança: Investimentos no futuro dos mais pobres

A educação tem sido reconhecida globalmente como um dos pilares fundamentais para o combate à pobreza e a...

Teatro Goiânia recebe espetáculo “Entre memórias”

Sobre memórias e aprendizados, a apresentação de dança será às 19h30 O Teatro Goiânia, unidade da Secretaria de Estado...

Studio Y no Bloco do Carneiro

O Studio Y estará presente no Bloco do Carneiro, no Deck Mambo com sua tradicional ação de retoques...

Palavra Comunicação lança Videocast

As jornalistas Alessandra Câmara e Bia Tahan, da Palavra Comunicação, lançam nos próximos dias o Videocast: Com a...