Vendas no Comércio Varejista no Brasil se Mantêm Estáveis em Novembro

Date:

Share post:

As vendas no comércio varejista no Brasil apresentaram estabilidade em novembro do ano passado, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pelo segundo mês consecutivo, o indicador variou apenas 0,1%, após uma queda de 0,3% em outubro. No acumulado do ano, houve um aumento de 1,7%, enquanto nos últimos 12 meses, a variação foi de 1,5%.

Dos setores analisados, seis registraram resultados positivos em novembro, impulsionados principalmente pela Black Friday. Os principais destaques foram equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, com um avanço de 18,6%, seguido por móveis e eletrodomésticos, com crescimento de 4,5%. No entanto, atividades como livros, jornais, revistas e papelaria e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria apresentaram quedas de 1,5% e 1,6%, respectivamente.

A estabilidade das vendas no varejo foi influenciada pelo impacto da Black Friday, que impulsionou os setores relacionados, além da depreciação do dólar, que beneficiou as vendas de produtos de informática. No entanto, o setor de hiper e supermercados, que representa 50% do indicador, não apresentou crescimento nos últimos dois meses, possivelmente devido ao aumento do rendimento real e da ocupação, o que levou algumas pessoas a priorizarem o pagamento de dívidas em vez do consumo.

spot_img

Notícias relacionados

Educação como ferramenta de mudança: Investimentos no futuro dos mais pobres

A educação tem sido reconhecida globalmente como um dos pilares fundamentais para o combate à pobreza e a...

Teatro Goiânia recebe espetáculo “Entre memórias”

Sobre memórias e aprendizados, a apresentação de dança será às 19h30 O Teatro Goiânia, unidade da Secretaria de Estado...

Studio Y no Bloco do Carneiro

O Studio Y estará presente no Bloco do Carneiro, no Deck Mambo com sua tradicional ação de retoques...

Palavra Comunicação lança Videocast

As jornalistas Alessandra Câmara e Bia Tahan, da Palavra Comunicação, lançam nos próximos dias o Videocast: Com a...