Fortes Chuvas no Rio Grande do Sul Deixam 357 Mil Clientes sem Energia Elétrica

Date:

Share post:

O Rio Grande do Sul tem enfrentado uma sequência de fortes chuvas e rajadas de ventos desde a última terça-feira, resultando em danos significativos e deixando 357 mil clientes sem fornecimento de energia elétrica. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a ClimaTempo, a previsão para sexta-feira é de tempo instável, com a chegada de uma nova frente fria que pode causar pancadas de chuva no estado. A região norte do Rio Grande do Sul apresenta maior risco de temporais, com rajadas de vento acima de 70 km/h e chuvas potencialmente fortes. Essa condição climática é causada pela frente fria proveniente do Oceano Atlântico, associada a um ciclone.

Um alerta emitido pelo Inmet indica a possibilidade de pancadas de chuva fortes, acompanhadas de rajadas de vento de até 60 km/h, nas regiões metropolitanas, serranas, litorâneas, norte e noroeste do estado. O alerta de perigo potencial para chuvas intensas é válido até às 10h da manhã de sexta-feira. Em caso de necessidade de ajuda, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros através dos números de telefone 199 e 193, respectivamente. Mais de 56 cidades já sofreram danos em decorrência da tempestade, e mais de 1,1 milhão de pessoas chegaram a ficar sem energia elétrica durante as primeiras horas de chuva.

Enquanto os moradores enfrentam transtornos devido à falta de energia, muitos têm buscado alternativas como shoppings e centros comerciais para recarregar celulares. Até o momento da publicação desta matéria, os clientes das concessionárias CEEE Equatorial e RGE ainda estavam sem luz. Uma família em Porto Alegre passou 26 horas sem energia elétrica, buscando soluções para manter os aparelhos necessários para a sobrevivência de um dos membros. A situação segue preocupante, pois a previsão climática indica a continuidade das chuvas e dos ventos fortes ao longo da sexta-feira.

spot_img

Notícias relacionados

Educação como ferramenta de mudança: Investimentos no futuro dos mais pobres

A educação tem sido reconhecida globalmente como um dos pilares fundamentais para o combate à pobreza e a...

Teatro Goiânia recebe espetáculo “Entre memórias”

Sobre memórias e aprendizados, a apresentação de dança será às 19h30 O Teatro Goiânia, unidade da Secretaria de Estado...

Studio Y no Bloco do Carneiro

O Studio Y estará presente no Bloco do Carneiro, no Deck Mambo com sua tradicional ação de retoques...

Palavra Comunicação lança Videocast

As jornalistas Alessandra Câmara e Bia Tahan, da Palavra Comunicação, lançam nos próximos dias o Videocast: Com a...