Alerta no Rio Grande do Sul após Confirmação de Caso Importado de Sarampo

Date:

Share post:

O Centro de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul emitiu um alerta após confirmar um caso importado de sarampo no estado. Um menino de 3 anos, procedente do Paquistão, chegou ao município de Rio Grande no final de dezembro. A família do paciente passou pelos aeroportos internacionais de São Paulo e Porto Alegre antes de chegar ao destino final. O diagnóstico foi confirmado após exames, e as autoridades de saúde recomendam a vacinação da população, ressaltando a importância da vigilância e da investigação oportuna para evitar a propagação da doença.

A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul reforçou a necessidade de aplicação da vacina tríplice viral contra sarampo, rubéola e caxumba, oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Foi realizado um bloqueio vacinal seletivo nos familiares, vizinhos e profissionais da saúde, e até o momento não foram identificados novos casos suspeitos. O esquema vacinal completo consiste em duas doses até os 29 anos ou uma dose para adultos de 30 a 59 anos. Profissionais de saúde devem receber duas doses independentemente da idade. O Rio Grande do Sul apresenta uma cobertura vacinal de 92%, mas a recomendação é que a taxa se mantenha em 95% para prevenir o ressurgimento da doença.

Diante do recente aumento de casos de sarampo em diversos países, o alerta sobre o caso importado reforça a importância da vigilância e da vacinação. O sarampo é uma doença infecciosa altamente contagiosa e pode ser especialmente grave em crianças menores de 5 anos, imunodeprimidos e desnutridos. Após um surto em 2017 e 2018, o Brasil perdeu a certificação de eliminação do sarampo e voltou a ser considerado um país endêmico. Para evitar novos surtos, é essencial manter altas coberturas vacinais e estar atento a possíveis casos suspeitos importados, a fim de evitar a propagação da doença no país.

spot_img

Notícias relacionados

Educação como ferramenta de mudança: Investimentos no futuro dos mais pobres

A educação tem sido reconhecida globalmente como um dos pilares fundamentais para o combate à pobreza e a...

Teatro Goiânia recebe espetáculo “Entre memórias”

Sobre memórias e aprendizados, a apresentação de dança será às 19h30 O Teatro Goiânia, unidade da Secretaria de Estado...

Studio Y no Bloco do Carneiro

O Studio Y estará presente no Bloco do Carneiro, no Deck Mambo com sua tradicional ação de retoques...

Palavra Comunicação lança Videocast

As jornalistas Alessandra Câmara e Bia Tahan, da Palavra Comunicação, lançam nos próximos dias o Videocast: Com a...