Brumadinho Lidera Conflitos de Mineração no Brasil com 30 Ocorrências

Date:

Share post:

A cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, é o epicentro dos conflitos envolvendo a mineração no Brasil, com 30 ocorrências listadas em um estudo da Universidade Federal Fluminense (UFF). A maioria desses conflitos está relacionada à tragédia ocorrida há cinco anos, quando o rompimento de uma barragem da mineradora Vale resultou em 270 mortes, devastação ambiental e impactos nas comunidades locais. O estudo, coordenado pelo geógrafo Luiz Jardim Wanderley, revela que desde 2020 Brumadinho tem sido palco de mobilizações em busca de reparação e justiça, com mais de duas dezenas de comunidades em conflito com a Vale e outras mineradoras.

No ano de 2022, o número de localidades com conflitos envolvendo a mineração aumentou em 22,9% em comparação com o ano anterior. O relatório da UFF contabiliza um total de 932 ocorrências de conflito em 792 localidades, afetando mais de 688 mil pessoas. Mais de 90% desses conflitos estão relacionados a disputas por terra ou água. Além disso, o relatório destaca que a Vale lidera a lista de empresas envolvidas, com 115 ocorrências registradas. O garimpo ilegal também é uma fonte significativa de conflitos, com 270 ocorrências, sendo que os indígenas são o grupo social mais violado, representando 31,9% dessas ocorrências.

Esses dados revelam a gravidade dos impactos da mineração no Brasil, tanto em termos de violações de direitos humanos e ambientais, como na desestruturação social das comunidades afetadas. O estudo aponta que os mais afetados por essas atividades, sejam elas legais ou ilegais, são os mais pobres, indígenas e negros, evidenciando como o racismo ambiental opera. Além disso, os conflitos se manifestam através da expulsão de pessoas, invasões e inviabilização do uso da terra, bem como da contaminação e poluição dos recursos hídricos. A tragédia de Brumadinho serve como um alerta para a necessidade de uma abordagem mais responsável e sustentável na exploração mineral no país.

spot_img

Notícias relacionados

Educação como ferramenta de mudança: Investimentos no futuro dos mais pobres

A educação tem sido reconhecida globalmente como um dos pilares fundamentais para o combate à pobreza e a...

Teatro Goiânia recebe espetáculo “Entre memórias”

Sobre memórias e aprendizados, a apresentação de dança será às 19h30 O Teatro Goiânia, unidade da Secretaria de Estado...

Studio Y no Bloco do Carneiro

O Studio Y estará presente no Bloco do Carneiro, no Deck Mambo com sua tradicional ação de retoques...

Palavra Comunicação lança Videocast

As jornalistas Alessandra Câmara e Bia Tahan, da Palavra Comunicação, lançam nos próximos dias o Videocast: Com a...