Curso de Verão da USP Aborda a Linguística da Língua Brasileira de Sinais

Date:

Share post:

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP realizará o curso de verão “Uma Introdução à Linguística da Libras” em fevereiro de 2024. Ministrado por Juliane Farah Arnone, o curso online gratuito abordará o histórico e os aspectos fonológicos, morfológicos, sintáticos e semânticos da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Não é necessário ter conhecimento prévio da Libras ou de linguística, pois os conceitos serão introduzidos no primeiro dia do curso. As inscrições podem ser feitas entre 26 e 28 de janeiro, e em caso de mais de 80 interessados, será realizado um sorteio no dia 29.

A linguagem das línguas de sinais, produzida pela mão e pelo corpo, difere das línguas orais que são produzidas pelas cordas vocais e recebidas pela audição. O estudo das línguas de sinais oferece uma compreensão mais ampla do fenômeno da linguagem humana em geral. O curso da FFLCH se dedicará a analisar aspectos específicos da Libras, como a configuração de mãos, localização, movimento e orientação da palma da mão. A compreensão desses aspectos linguísticos é fundamental para promover o diálogo com a comunidade surda e para o enriquecimento cultural, contribuindo para a implementação mais eficiente de recursos de acessibilidade na sociedade.

O curso de verão da USP é aberto ao público em geral e busca disseminar o conhecimento sobre a Libras e sua importância na sociedade. Através da compreensão do funcionamento linguístico das línguas de sinais, espera-se fortalecer a inclusão e promover uma melhor interação com a comunidade surda. O estudo da Libras não apenas permite a utilização mais eficiente de recursos de acessibilidade, mas também enriquece o aprendizado sobre as línguas, contribuindo para um maior entendimento da diversidade linguística e cultural.

spot_img

Notícias relacionados

Educação como ferramenta de mudança: Investimentos no futuro dos mais pobres

A educação tem sido reconhecida globalmente como um dos pilares fundamentais para o combate à pobreza e a...

Teatro Goiânia recebe espetáculo “Entre memórias”

Sobre memórias e aprendizados, a apresentação de dança será às 19h30 O Teatro Goiânia, unidade da Secretaria de Estado...

Studio Y no Bloco do Carneiro

O Studio Y estará presente no Bloco do Carneiro, no Deck Mambo com sua tradicional ação de retoques...

Palavra Comunicação lança Videocast

As jornalistas Alessandra Câmara e Bia Tahan, da Palavra Comunicação, lançam nos próximos dias o Videocast: Com a...