Início do Defeso do Camarão no Sul e Sudeste do Brasil

Date:

Share post:

A partir deste domingo, dia 28, tem início o período de defeso do camarão nas regiões sul e sudeste do Brasil. Durante esse período, que vai até o dia 30 de abril, fica proibido o exercício da pesca de arrasto com tração motorizada para a captura de diversas espécies, como camarões rosa, sete-barbas, branco, santana ou vermelho e barba-ruça. O objetivo é garantir a reprodução e o crescimento pleno dessas espécies. Pescadores que forem flagrados desrespeitando o defeso poderão ser processados por crime ambiental e estarão sujeitos a multa.

Além disso, durante os meses de fevereiro, março e abril, os pescadores podem solicitar o auxílio do seguro-defeso, que corresponde a um salário mínimo. O seguro-defeso pode ser acessado pelo site Meu INSS, mas nas cidades de Angra dos Reis (RJ) e Paraty (RJ) há opções adicionais para a solicitação do benefício. Em Angra dos Reis, os pescadores devem procurar a Secretaria de Agricultura, Aquicultura e Pesca da prefeitura, que possui a Sala do Pescador para auxiliá-los. Já em Paraty, a Colônia de Pescadores oferece assistência aos pescadores. É importante respeitar as restrições do defeso e buscar os canais adequados para o acesso ao seguro-defeso.

spot_img

Notícias relacionados

Educação como ferramenta de mudança: Investimentos no futuro dos mais pobres

A educação tem sido reconhecida globalmente como um dos pilares fundamentais para o combate à pobreza e a...

Teatro Goiânia recebe espetáculo “Entre memórias”

Sobre memórias e aprendizados, a apresentação de dança será às 19h30 O Teatro Goiânia, unidade da Secretaria de Estado...

Studio Y no Bloco do Carneiro

O Studio Y estará presente no Bloco do Carneiro, no Deck Mambo com sua tradicional ação de retoques...

Palavra Comunicação lança Videocast

As jornalistas Alessandra Câmara e Bia Tahan, da Palavra Comunicação, lançam nos próximos dias o Videocast: Com a...