Redução Histórica de Homicídios em São Paulo em 2023

Date:

Share post:

O Estado de São Paulo registrou a menor taxa de homicídios dolosos em 23 anos, encerrando o ano de 2023 com uma queda significativa nesse tipo de crime. A taxa de homicídios dolosos foi de 5,72 casos para cada grupo de 100 mil habitantes, o menor índice desde o início da série histórica em 2001. A redução dos casos foi impulsionada pela diminuição das ocorrências em 2023, que teve uma queda de 10,4% em relação ao ano anterior. A região metropolitana de São Paulo e a capital paulista foram as áreas que apresentaram as maiores quedas, com recordes históricos de redução.

A conquista desse resultado histórico é atribuída às políticas implementadas pelo governo para combater a criminalidade. Uma dessas medidas foi a implementação do Sistema de Informação e Prevenção aos Crimes Contra a Vida (SPVida), que automatiza os dados e auxilia as forças policiais na análise da dinâmica criminal. Além disso, a população também pode acessar a plataforma e consultar informações sobre os locais onde ocorreram as mortes, contribuindo para uma maior transparência e participação ativa no processo de combate à violência. A redução dos homicídios também foi acompanhada por quedas nos roubos em geral, de carga, de veículos e a bancos, demonstrando um impacto positivo nas diversas áreas da segurança pública.

Ações como o aumento do policiamento ostensivo com a Operação Impacto, que colocou 17 mil policiais nas ruas diariamente, contribuíram para a diminuição dos índices criminais em São Paulo. Além disso, foram apreendidas mais de 267 toneladas de drogas, houve um aumento no número de pessoas presas e apreendidas, assim como na recuperação de veículos roubados. Esses resultados refletem um trabalho conjunto das forças de segurança e demonstram a efetividade das medidas adotadas para tornar São Paulo um estado mais seguro.

spot_img

Notícias relacionados

Educação como ferramenta de mudança: Investimentos no futuro dos mais pobres

A educação tem sido reconhecida globalmente como um dos pilares fundamentais para o combate à pobreza e a...

Teatro Goiânia recebe espetáculo “Entre memórias”

Sobre memórias e aprendizados, a apresentação de dança será às 19h30 O Teatro Goiânia, unidade da Secretaria de Estado...

Studio Y no Bloco do Carneiro

O Studio Y estará presente no Bloco do Carneiro, no Deck Mambo com sua tradicional ação de retoques...

Palavra Comunicação lança Videocast

As jornalistas Alessandra Câmara e Bia Tahan, da Palavra Comunicação, lançam nos próximos dias o Videocast: Com a...