Governo reconhece emergência no Rio e em mais três cidades após temporal matar mais de 10

Date:

Share post:

As fortes chuvas que assolaram o Rio de Janeiro no último fim de semana resultaram em 12 mortes e pelo menos uma pessoa desaparecida. Devido à gravidade da situação, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional declarou estado de emergência na cidade do Rio de Janeiro, bem como nos municípios de Belford Roxo, São João de Meriti e Nova Iguaçu, permitindo que as prefeituras solicitem verbas da União para ações de socorro e recuperação. O governo federal adotou o reconhecimento sumário para agilizar a liberação de recursos e o apoio às áreas afetadas, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva colocando recursos federais à disposição das prefeituras atingidas.

A tragédia das chuvas intensas no Rio de Janeiro evidenciou a gravidade da situação, com 18 cidades em risco de deslizamento. O reconhecimento da situação de emergência permitirá que as prefeituras afetadas solicitem assistência da União para a compra de alimentos, água potável e combustível. O presidente Lula e o governo federal garantiram todo o apoio necessário às prefeituras e à população atingida, mobilizando ministros e recursos para as ações de assistência e reconstrução. A tragédia ressalta a urgência de medidas efetivas para lidar com as consequências das mudanças climáticas e a necessidade de investimentos em prevenção e infraestrutura para proteger as comunidades vulneráveis.

A devastação causada pelas chuvas intensas no Rio de Janeiro levou o governo federal a agir rapidamente, adotando o reconhecimento sumário da situação de emergência e disponibilizando recursos e assistência às áreas afetadas. A atuação coordenada das autoridades nacionais e locais, juntamente com o apoio do presidente Lula, reflete a gravidade do desastre e a importância de uma resposta eficaz para mitigar o impacto nas comunidades atingidas e promover a recuperação das regiões afetadas.

 

spot_img

Notícias relacionados

Educação como ferramenta de mudança: Investimentos no futuro dos mais pobres

A educação tem sido reconhecida globalmente como um dos pilares fundamentais para o combate à pobreza e a...

Teatro Goiânia recebe espetáculo “Entre memórias”

Sobre memórias e aprendizados, a apresentação de dança será às 19h30 O Teatro Goiânia, unidade da Secretaria de Estado...

Studio Y no Bloco do Carneiro

O Studio Y estará presente no Bloco do Carneiro, no Deck Mambo com sua tradicional ação de retoques...

Palavra Comunicação lança Videocast

As jornalistas Alessandra Câmara e Bia Tahan, da Palavra Comunicação, lançam nos próximos dias o Videocast: Com a...