Governo vai priorizar vacinação de crianças e jovens de 6 a 16 anos contra a dengue

Date:

Share post:

O diretor do Programa Nacional de Imunização (PNI), Eder Gatti, anunciou que o Ministério da Saúde irá concentrar esforços na imunização contra a dengue para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. Essa decisão, baseada em recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), surgiu após uma reunião da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) para discutir estratégias de distribuição e aplicação da vacina em todo o país. O imunizante, conhecido como Qdenga, foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em dezembro de 2023, tornando o Brasil pioneiro mundial ao oferecê-lo na rede pública. No entanto, devido à limitada produção, a priorização se faz necessária.

A faixa etária de 6 a 16 anos será priorizada, com a definição de grupos específicos a serem vacinados, considerando fatores como hospitalizações. O laboratório japonês Takeda Pharma é responsável pelo desenvolvimento do Qdenga, e a previsão é de entrega de 5,082 milhões de doses em 2024. Dada a necessidade de duas doses para proteção total, a distribuição será focada em públicos e regiões prioritárias, limitando o número de pessoas vacinadas a aproximadamente 3 milhões. O debate sobre a vacina ocorre em meio à projeção de aumento de casos de dengue devido às condições climáticas e ao ressurgimento do sorotipo 3 do vírus no Brasil.

Em 2023, o país registrou 1.658.816 casos de dengue e 1.094 óbitos, conforme dados do Ministério da Saúde. A priorização da vacinação busca conter a propagação da doença e proteger a população mais jovem diante das condições climáticas propícias ao aumento de casos no início do ano. A distribuição limitada das doses evidencia os desafios logísticos e a necessidade de uma abordagem estratégica para enfrentar a ameaça persistente da dengue no Brasil.

spot_img

Notícias relacionados

Educação como ferramenta de mudança: Investimentos no futuro dos mais pobres

A educação tem sido reconhecida globalmente como um dos pilares fundamentais para o combate à pobreza e a...

Teatro Goiânia recebe espetáculo “Entre memórias”

Sobre memórias e aprendizados, a apresentação de dança será às 19h30 O Teatro Goiânia, unidade da Secretaria de Estado...

Studio Y no Bloco do Carneiro

O Studio Y estará presente no Bloco do Carneiro, no Deck Mambo com sua tradicional ação de retoques...

Palavra Comunicação lança Videocast

As jornalistas Alessandra Câmara e Bia Tahan, da Palavra Comunicação, lançam nos próximos dias o Videocast: Com a...