Ministro da Educação anuncia incentivo financeiro para estudantes do 3º ano do ensino médio participarem do Enem

Date:

Share post:

O Ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou o programa Pé-de-Meia, que visa oferecer incentivo financeiro para estudantes do 3º ano do ensino médio participarem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A iniciativa, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estabelece uma bolsa-poupança para que alunos de baixa renda concluam o ensino médio, e também prevê um incentivo adicional para aqueles que realizarem o Enem.

De acordo com o ministro, o objetivo é estimular os estudantes do ensino médio a fazerem o Enem, oferecendo-lhes suporte financeiro durante os três anos do ensino médio. No último ano, os alunos receberão um valor adicional para custear a participação no exame. A intenção é mostrar aos jovens que não há custo envolvido e que o Enem é uma oportunidade para acessar o ensino superior.

Dados do Ministério da Educação revelam que cerca da metade dos alunos que concluíram o ensino médio em 2023 participaram do Enem, e muitos dos inscritos não compareceram para fazer a prova. O ministro ressalta a necessidade de identificar os motivos dessa ausência e dialogar com as redes de ensino para solucionar esse problema.

spot_img

Notícias relacionados

Educação como ferramenta de mudança: Investimentos no futuro dos mais pobres

A educação tem sido reconhecida globalmente como um dos pilares fundamentais para o combate à pobreza e a...

Teatro Goiânia recebe espetáculo “Entre memórias”

Sobre memórias e aprendizados, a apresentação de dança será às 19h30 O Teatro Goiânia, unidade da Secretaria de Estado...

Studio Y no Bloco do Carneiro

O Studio Y estará presente no Bloco do Carneiro, no Deck Mambo com sua tradicional ação de retoques...

Palavra Comunicação lança Videocast

As jornalistas Alessandra Câmara e Bia Tahan, da Palavra Comunicação, lançam nos próximos dias o Videocast: Com a...