Onda de frio afeta eleições nos EUA e causa interrupções de energia e voos

Date:

Share post:

Uma onda de frio ártico atingiu grande parte dos Estados Unidos, afetando a energia elétrica de dezenas de milhares de consumidores nos estados do norte e no Texas, além de interromper voos internos e internacionais. A tempestade de neve e chuva congelante também pode reduzir o comparecimento nas eleições primárias de Iowa, onde os primeiros eleitores irão votar no candidato republicano para a corrida presidencial de novembro. As temperaturas em Iowa devem despencar para 37 graus Celsius negativos, representando risco à vida. Os candidatos republicanos cancelaram eventos de campanha no domingo, mas as pesquisas indicam larga vantagem do ex-presidente Donald Trump contra seus principais adversários, o governador da Flórida, Ron DeSantis, e a ex-embaixadora da ONU, Nikki Haley.

O Serviço Meteorológico Nacional (NWS) emitiu um boletim alertando que o clima perigosamente frio deve durar o dia inteiro, com a região Centro-Oeste sendo a mais afetada. Ventos frios devem chegar a até 50 graus Celsius negativos em estados como Montana, Dakota do Sul e Dakota do Norte. Milhares de voos sofreram atrasos ou foram cancelados, e a energia elétrica foi restaurada em vários locais, mas até o meio-dia desta segunda-feira, as luzes continuavam apagadas para mais de 100.000 consumidores no Oregon e dezenas de milhares no Texas, na Pensilvânia e em Michigan, de acordo com o site PowerOutage.US. O Conselho de Confiabilidade Elétrica do Texas (ERCOT) pediu que os consumidores economizem eletricidade devido às temperaturas congelantes, demanda recorde e ventos baixos excepcionais.

A onda de frio extremo pode manter alguns eleitores em casa, mas não deve mudar a larga vantagem que as pesquisas dão a Donald Trump contra seus principais adversários. Os eleitores de Iowa enfrentarão condições perigosas, com temperaturas abaixo de zero, para selecionar o indicado do Partido Republicano à eleição presidencial. A campanha de Ron DeSantis ofereceu carona para os eleitores que enfrentarem dificuldades para chegar às assembleias chamadas de caucuses. A produção de gás natural dos EUA preliminarmente atingiu o menor patamar em 11 meses, enquanto a demanda por gás para aquecimento e geração de energia disparou.

 

spot_img

Notícias relacionados

Educação como ferramenta de mudança: Investimentos no futuro dos mais pobres

A educação tem sido reconhecida globalmente como um dos pilares fundamentais para o combate à pobreza e a...

Teatro Goiânia recebe espetáculo “Entre memórias”

Sobre memórias e aprendizados, a apresentação de dança será às 19h30 O Teatro Goiânia, unidade da Secretaria de Estado...

Studio Y no Bloco do Carneiro

O Studio Y estará presente no Bloco do Carneiro, no Deck Mambo com sua tradicional ação de retoques...

Palavra Comunicação lança Videocast

As jornalistas Alessandra Câmara e Bia Tahan, da Palavra Comunicação, lançam nos próximos dias o Videocast: Com a...