Preços de Materiais Escolares Apresentam Grande Variação em São Luís, Segundo Pesquisa do Procon-MA

Date:

Share post:

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Promoção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon-MA) revelou uma significativa variação nos preços dos materiais escolares em São Luís. Foram analisados os valores de 390 itens em seis estabelecimentos comerciais, e constatou-se uma diferença de até 279,4% entre os produtos. Itens como lápis, borrachas, cadernos e canetas apresentaram as maiores variações de preço.

Entre os itens pesquisados, um apontador de lápis se destacou com uma diferença de 279,84% entre os estabelecimentos. Já as canetas esferográficas apresentaram uma variação de quase 234,48% no preço. Um caderno universitário com dez matérias teve uma variação de 111,8%, enquanto a borracha escolar chegou a apresentar uma diferença de 180% nos preços.

Para evitar prejuízos na compra dos materiais escolares, o Procon orienta os pais e responsáveis a realizarem uma pesquisa de preços entre lojas físicas e online. Além disso, é importante montar uma lista e estabelecer um orçamento para evitar gastos excessivos. Também é recomendado revisitar a lista escolar fornecida pela escola, entendendo cada item necessário e evitando compras desnecessárias. A reutilização de materiais em boas condições, como mochilas e estojos, também pode ser uma opção econômica.

spot_img

Notícias relacionados

Educação como ferramenta de mudança: Investimentos no futuro dos mais pobres

A educação tem sido reconhecida globalmente como um dos pilares fundamentais para o combate à pobreza e a...

Teatro Goiânia recebe espetáculo “Entre memórias”

Sobre memórias e aprendizados, a apresentação de dança será às 19h30 O Teatro Goiânia, unidade da Secretaria de Estado...

Studio Y no Bloco do Carneiro

O Studio Y estará presente no Bloco do Carneiro, no Deck Mambo com sua tradicional ação de retoques...

Palavra Comunicação lança Videocast

As jornalistas Alessandra Câmara e Bia Tahan, da Palavra Comunicação, lançam nos próximos dias o Videocast: Com a...