Sete municípios da Baixada Fluminense têm situação de emergência reconhecida após fortes chuvas

Date:

Share post:

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu a situação de emergência em sete municípios da Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro, após as fortes chuvas que assolaram a região no fim de semana passado. Duque de Caxias, Mesquita e Nilópolis foram incluídas na lista, juntando-se aos municípios já reconhecidos: Rio de Janeiro (cidade), Belford Roxo, São João de Meriti e Nova Iguaçu. Os bairros dessas localidades ainda estão alagados, e pelo menos 12 pessoas perderam a vida devido ao temporal. Com o reconhecimento da situação de emergência, as prefeituras poderão solicitar recursos da União para a compra de alimentos, água potável e combustível, entre outras ações.

O governo federal adotou o procedimento de reconhecimento sumário para agilizar a liberação de recursos. As prefeituras terão 15 dias para enviar à União os pareceres técnicos e o plano detalhado das ações necessárias. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entrou em contato com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e com o prefeito de Belford Roxo, Wagner Carneiro, oferecendo apoio e recursos federais para lidar com os estragos causados pela chuva. O valor a ser repassado pela União ainda não foi divulgado, pois depende dos planos de trabalho apresentados pelas prefeituras.

A situação na Baixada Fluminense continua crítica, com bairros alagados e a população enfrentando dificuldades. A assistência do governo federal é fundamental para amenizar os impactos causados pelas chuvas e garantir a segurança e o bem-estar dos afetados. A expectativa é que os recursos sejam liberados assim que os planos de trabalho forem avaliados pela equipe técnica da Defesa Civil Nacional. A situação de emergência evidencia a necessidade de investimentos em infraestrutura e prevenção de desastres, visando a proteção das comunidades vulneráveis em períodos de forte precipitação pluviométrica.

spot_img

Notícias relacionados

Educação como ferramenta de mudança: Investimentos no futuro dos mais pobres

A educação tem sido reconhecida globalmente como um dos pilares fundamentais para o combate à pobreza e a...

Teatro Goiânia recebe espetáculo “Entre memórias”

Sobre memórias e aprendizados, a apresentação de dança será às 19h30 O Teatro Goiânia, unidade da Secretaria de Estado...

Studio Y no Bloco do Carneiro

O Studio Y estará presente no Bloco do Carneiro, no Deck Mambo com sua tradicional ação de retoques...

Palavra Comunicação lança Videocast

As jornalistas Alessandra Câmara e Bia Tahan, da Palavra Comunicação, lançam nos próximos dias o Videocast: Com a...