Dengue no Brasil: Casos Prováveis Atingem Números Alarmantes em 2023

Date:

Share post:

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registrou mais de 1,5 milhão de casos prováveis de dengue em 2023, um aumento significativo em relação aos anos anteriores. O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) destaca a importância dos cuidados e alerta para os sintomas graves da doença. Com o clima quente e o aumento das chuvas, ocorre uma proliferação do mosquito Aedes Aegypti, vetor não apenas da dengue, mas também da Zika e Chikungunya.

A dengue apresenta sintomas como febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas e coceira na pele. Em casos graves, são observados dores abdominais intensas, vômito constante, sangramentos e alterações neurológicas. É essencial que os sinais de alerta sejam avaliados por um médico especialista para evitar complicações. Grupos considerados mais vulneráveis, como pessoas com doenças crônicas, gestantes, idosos e crianças, exigem atenção redobrada na prevenção e no monitoramento dos sintomas.

O tratamento da dengue inclui hidratação adequada para aliviar os sintomas e prevenir complicações, especialmente em casos de desidratação. Embora exista uma vacina para os quatro sorotipos de dengue, a conscientização da população sobre prevenção e tratamento é fundamental. É importante também eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, como recipientes com água parada. O uso de repelentes é uma prática preventiva eficaz. No entanto, é crucial evitar automedicação, pois o uso de certos medicamentos pode aumentar o risco de sangramentos, uma complicação grave associada à dengue.

spot_img

Notícias relacionados

Educação como ferramenta de mudança: Investimentos no futuro dos mais pobres

A educação tem sido reconhecida globalmente como um dos pilares fundamentais para o combate à pobreza e a...

Teatro Goiânia recebe espetáculo “Entre memórias”

Sobre memórias e aprendizados, a apresentação de dança será às 19h30 O Teatro Goiânia, unidade da Secretaria de Estado...

Studio Y no Bloco do Carneiro

O Studio Y estará presente no Bloco do Carneiro, no Deck Mambo com sua tradicional ação de retoques...

Palavra Comunicação lança Videocast

As jornalistas Alessandra Câmara e Bia Tahan, da Palavra Comunicação, lançam nos próximos dias o Videocast: Com a...