Dia da Visibilidade Trans em Goiânia promove serviços e direitos para a comunidade

Date:

Share post:

A Prefeitura de Goiânia realizou o Dia da Visibilidade Trans com o objetivo de oferecer diversos serviços e reforçar os direitos da comunidade trans. O evento, sediado na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), contou com atendimentos como retificação de Registro Civil, emissão de documentos pessoais, vacinação, testagem rápida, doação de sangue e cadastro do ID Jovem. Ao todo, foram realizados 144 atendimentos, incluindo solicitações de retificação de registro civil, emissões de Registro Geral, orientações sobre CadÚnico, atendimentos do ID Jovem e suporte jurídico.

Goiânia, conhecida por seus mutirões, reafirma o respeito à comunidade trans ao abrir as portas da secretaria para a população. A cidade oferece diversos serviços ao longo do ano, incluindo encaminhamento ao mercado de trabalho e cursos profissionalizantes. O mutirão do Dia da Visibilidade Trans, em parceria com instituições públicas como a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás, Secretaria de Saúde de Goiás e a Defensoria Pública, contribui para a promoção da saúde, cidadania e reconhecimento legal dos direitos das pessoas trans.

Parcerias entre a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e instituições que defendem os direitos sociais da comunidade trans são fundamentais para facilitar o acesso a serviços e fortalecer a promoção dos direitos. A iniciativa inclusiva do mutirão busca garantir o acesso a documentos, doação de sangue e consultas médicas. A ação também proporciona a oportunidade de retificar legalmente o registro civil, validando o gênero e o nome das pessoas trans e promovendo o respeito à sua identidade.

 

spot_img

Notícias relacionados

Educação como ferramenta de mudança: Investimentos no futuro dos mais pobres

A educação tem sido reconhecida globalmente como um dos pilares fundamentais para o combate à pobreza e a...

Teatro Goiânia recebe espetáculo “Entre memórias”

Sobre memórias e aprendizados, a apresentação de dança será às 19h30 O Teatro Goiânia, unidade da Secretaria de Estado...

Studio Y no Bloco do Carneiro

O Studio Y estará presente no Bloco do Carneiro, no Deck Mambo com sua tradicional ação de retoques...

Palavra Comunicação lança Videocast

As jornalistas Alessandra Câmara e Bia Tahan, da Palavra Comunicação, lançam nos próximos dias o Videocast: Com a...