Projeto de monitoramento de enchentes é premiado por ‘significativo impacto social’

Date:

Share post:

Um projeto desenvolvido por pesquisadores da Fundação Getulio Vargas (FGV) e da University of Glasgow foi premiado pelo Conselho de Pesquisa Econômica e Social (ESRC) do Reino Unido. O projeto resultou na criação de um aplicativo gratuito para monitorar inundações em áreas vulneráveis. Chamado de Dados à Prova D’Água, o aplicativo permite que as pessoas alimentem informações sobre chuvas, nível dos rios e consequências dos eventos no território. As informações são compartilhadas em uma plataforma acessível à população, à Defesa Civil e a qualquer interessado. A metodologia do projeto também foi adotada pela Defesa Civil de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e pelo governo da Colômbia.

O projeto, que envolveu mais de 70 pesquisadores e membros de diferentes comunidades, teve como base uma abordagem inspirada na pedagogia dialógica de Paulo Freire. Além do aplicativo, o projeto incluiu a criação de uma disciplina eletiva em escolas de regiões com risco de inundação, permitindo que alunos e professores aprendam sobre medição pluviométrica e disseminem a ferramenta em seus territórios. Mais de 200 escolas já utilizaram a plataforma, juntamente com mais de cem defesas civis. O projeto também criou um canal no YouTube com filmes que resgatam memórias de inundações e destacam o conhecimento das populações afetadas pelo fenômeno.

Esse reconhecimento internacional mostra o impacto social significativo do projeto, que busca melhorar o fluxo de informações sobre inundações. Com a participação ativa da população, agências governamentais e centros especializados, o aplicativo Dados à Prova D’Água contribui para aprimorar a gestão de desastres naturais e subsidiar políticas públicas relacionadas ao tema.

spot_img

Notícias relacionados

Educação como ferramenta de mudança: Investimentos no futuro dos mais pobres

A educação tem sido reconhecida globalmente como um dos pilares fundamentais para o combate à pobreza e a...

Teatro Goiânia recebe espetáculo “Entre memórias”

Sobre memórias e aprendizados, a apresentação de dança será às 19h30 O Teatro Goiânia, unidade da Secretaria de Estado...

Studio Y no Bloco do Carneiro

O Studio Y estará presente no Bloco do Carneiro, no Deck Mambo com sua tradicional ação de retoques...

Palavra Comunicação lança Videocast

As jornalistas Alessandra Câmara e Bia Tahan, da Palavra Comunicação, lançam nos próximos dias o Videocast: Com a...