“Resultado de construção coletiva”, diz Lula sobre túnel que ligará Santos ao Guarujá

Date:

Share post:

eração de empregos, ganho de produtividade e tempo, aprimoramento da logística do setor portuário e impulso à economia. Durante solenidade em comemoração ao aniversário do Porto de Santos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou o investimento de R$ 5,8 bilhões para a construção do túnel que ligará Santos ao Guarujá, o primeiro imerso da América Latina.

O que estamos fazendo não é resultado de uma ideia de um presidente da República, é o resultado da construção coletiva de prefeitos, governadores e Governo Federal, que querem não estragar a oportunidade que o Brasil tem de se transformar em uma economia rica, próspera e que o povo brasileiro melhore as suas condições de vidas. Nós precisamos nos transformar em um país altamente desenvolvido”

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República

“O que estamos fazendo não é resultado de uma ideia de um presidente da República, é o resultado da construção coletiva de prefeitos, governadores e Governo Federal, que querem não estragar a oportunidade que o Brasil tem de se transformar em uma economia rica, próspera e que o povo brasileiro melhore as suas condições de vidas. Nós precisamos nos transformar em um país altamente desenvolvido”, destacou o presidente.

Demanda de mais de 100 anos, o túnel vai beneficiar mais de 5 milhões de pessoas, incluindo os 1,6 milhão de habitantes da Baixada Santista, e os mais de 4 milhões de turistas que anualmente visitam Guarujá e o litoral Norte paulista. Todos os dias, 80 mil pessoas cruzam o canal.

Atualmente, a espera nas filas para cruzar a distância de balsa pode se alongar por horas. Com o túnel, que terá 860 metros entre as margens (incluindo embocaduras) e ficará sob o fundo do canal a uma profundidade de 21 metros, a travessia será de menos de dois minutos.

“Imagina o que esse túnel vai representar para cada cidadão, o ganho de tempo, o ganho de produtividade, a quantidade de empregos gerados”, disse o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. “Ele nasce do entendimento, da parceria, e isso torna esse momento mais emblemático”, completou.

De acordo com o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, o porto gera, atualmente, cerca de 50 mil empregos diretos. “Estamos conectados diretamente com 200 países, 600 locais de destinos. Mas podemos mais”, pontuou. O porto é o maior do hemisfério Sul e responsável por movimentar quase 30% da balança comercial brasileira.

“Entendo a importância do porto no desenvolvimento do país, tendo em vista que mais de 30% da corrente de exportação do país passa por aqui. Fico feliz em ver o que estamos construindo”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

spot_img

Notícias relacionados

Educação como ferramenta de mudança: Investimentos no futuro dos mais pobres

A educação tem sido reconhecida globalmente como um dos pilares fundamentais para o combate à pobreza e a...

Teatro Goiânia recebe espetáculo “Entre memórias”

Sobre memórias e aprendizados, a apresentação de dança será às 19h30 O Teatro Goiânia, unidade da Secretaria de Estado...

Studio Y no Bloco do Carneiro

O Studio Y estará presente no Bloco do Carneiro, no Deck Mambo com sua tradicional ação de retoques...

Palavra Comunicação lança Videocast

As jornalistas Alessandra Câmara e Bia Tahan, da Palavra Comunicação, lançam nos próximos dias o Videocast: Com a...