Prefeito Vilmar entrega instrumentos para catireiros de Aparecida

Date:

Share post:

Município investiu R$ 34 mil na aquisição de equipamentos e vestimenta específica para a dança

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, e a secretária municipal de Educação, Idelma de Oliveira, entregaram na manhã desta sexta-feira, 1º de março, instrumentos musicais para a comitiva de catireiros Os Filhos de Aparecida.

A entrega dos equipamentos e itens para o vestuário da catira foi realizada na Cidade Administrativa Maguito Vilela. A solenidade contou com a presença da presidente da Associação de Catireiros, Foliões e Fiandeiras de Aparecida, Nilmari Alves Siqueira, e do vereador Arnaldo Leite (MDB).

O grupo de catireiros recebeu berrante profissional, violão elétrico, viola elétrica, pandeiro, além de cinto country, calça jeans, camisa masculina manga longa, camisa gola pólo, botina tradicional e fivela com imagem em auto relevo de Nossa Senhora Aparecida. A prefeitura investiu R$ 34 mil na aquisição dos equipamentos e vestimenta.

“Esse é mais um demonstrativo de valorização e incentivo a nossa cultura. E é uma alegria para nós ter os Filhos de Aparecida levando a nossa tradição e o nome da nossa cidade para todo o Brasil através das apresentações”, afirmou o prefeito Vilmar.

A secretária Idelma de Oliveira destacou que os catireiros expressam a tradição histórica da cidade. “A catira é parte da história e da cultura de Aparecida de Goiânia. É parte da nossa trajetória, do centenário da cidade e investimentos como esse fortalece a nossa tradição”.

Fundadora dos Filhos de Aparecida, Nilmari afirma que a entrega dos instrumentos é mais um investimento na cultura popular. “São equipamentos importantes para as apresentações do grupo e fico muito feliz por essa entrega hoje. Essa é o atestado de que a prefeitura tem investido na cultura. E é muito importante para nós”. O vereador Arnaldo Leite acrescentou: “equipar catireiros é uma demonstração de valorização e resgate da cultura”.

Os Filhos de Aparecida

O grupo foi fundado em 1998 por Nilmari Alves Siqueira, buscando seguir com a tradição que conheceu com seus pais e avós. Os Filhos de Aparecida realizam apresentações durante o ano em todo o Brasil, expressando uma das maiores representações culturais da história de Aparecida de Goiânia. O grupo de catireiros já participou de vários festivais e encontros nacionais.

Catira

A Catira ou cateretê é uma dança do folclore brasileiro, em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos. A coreografia é executada, na maioria das vezes, por homens (boiadeiros e lavradores) e pode ser formada por seis a dez componentes e mais uma dupla de violeiros, que tocam e cantam a moda. A dança folclórica, em algumas regiões do País, é executada exclusivamente por homens, organizados em duas fileiras opostas.

spot_img

Notícias relacionados

Ao lado de Caiado, Daniel, Gustavo e Sandro, prefeito Vilmar se filia ao União Brasil

­Vilmar une base do governador em Aparecida e vai disputar reeleição com apoio de UB, MDB e quase...

Prefeitura de Aparecida inaugura moderna central semafórica nesta terça-feira

Espaço contará com monitoramento em tempo real dos semáforos da cidade, além de integração com aplicativo Waze que...

Prefeito Vilmar assina ordem de serviço para construção de nova Casa de acolhimento para crianças em Aparecida

Espaço irá garantir a segurança de integralidade de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou risco de violência O...

Vacinação contra a gripe segue em 38 postos de Aparecida de Goiânia

Idosos, gestantes, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com deficiência ou comorbidades, trabalhadores da...