Saúde de Aparecida leva vacinação para mais de 100 escolas da cidade

Date:

Share post:

Iniciativa facilita o acesso à imunização para crianças e adolescentes. Praticamente todas as vacinas do calendário infantil são ofertadas na ação

A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) segue promovendo a vacinação nas escolas da cidade. A mobilização começou em fevereiro e se estende até 12 de abril. Com exceção da BCG e da Qdenga, todas as vacinas do calendário infantil são ofertadas nos ambientes escolares, em datas pré-definidas, de acordo com o cronograma abaixo. Confira:

A vacinação escolar é uma estratégia da SMS para facilitar o acesso à imunização. “É uma oportunidade para as crianças e adolescentes atualizarem o cartão de vacinação na própria escola, onde elas já estão acostumadas com o ambiente, sem necessidade de deslocamento até uma unidade de saúde. Ajuda muito”, avalia o secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães.

Ele destaca que no primeiro semestre deste ano, 108 escolas vão receber as equipes de imunização da SMS. “São escolas públicas, privadas e conveniadas. Milhares de estudantes beneficiados”, conclui.

Alessandro Magalhães explica ainda que na vacinação escolar são ofertados imunizantes contra sarampo, coqueluche, febre amarela, difteria, meningites, pneumonias, caxumba, hepatite B e outras doenças, inclusive as de campanhas, contra a poliomielite (paralisia infantil) e covid-19.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Ribeiro, lembra que até então, a vacina contra a dengue também era ofertada nas escolas. “Mas, seguindo as regras da nova Nota Técnica do Ministério da Saúde, o imunizante deve ser aplicado somente nas salas de vacinação das unidades de saúde. Assim, as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade interessadas na proteção contra a dengue podem ser vacinadas nos 38 postos fixos espalhados pela cidade”, acrescenta.

Como funciona a vacinação nas escolas

A vacinação escolar ocorre das 08h30/9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, com o objetivo de possibilitar a participação dos pais ou responsáveis durante o momento da imunização. “Caso os pais ou responsáveis não consigam estar presentes, não tem problema. Eles podem enviar para a escola, no dia programado, o cartão de vacinação e os documentos pessoais da criança, que ela será acompanhada por um representante da instituição no ato da vacinação”, informa a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.

Notícias relacionados

Mais de 150 empresários de Aparecida de Goiânia se reúnem com Professor Alcides

Mais de 150 empresários que compõem os polos empresariais de Aparecida de Goiânia se reuniram nesta segunda-feira (26/08)...

Fátima Gavioli e Glaustin da Fokus reforçam campanha de Vilela prefeito e Danilo Rios vereador

O deputado federal Glaustin da Fokus e a secretária estadual da Educação, Fátima Gavioli, reforçaram publicamente em reunião...

Leandro Vilela garante que manterá em dia limpeza urbana de Aparecida

“Eleito pela aprovação popular e com a benção de Deus, vou fazer nos 100 primeiros dias de governo...

Na manhã de ontem, domingo, 18, o candidato a prefeito de Aparecida, Leandro Vilela (MDB) e o governador...