Saúde de Aparecida leva vacinação para mais de 100 escolas da cidade

Date:

Share post:

Iniciativa facilita o acesso à imunização para crianças e adolescentes. Praticamente todas as vacinas do calendário infantil são ofertadas na ação

A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) segue promovendo a vacinação nas escolas da cidade. A mobilização começou em fevereiro e se estende até 12 de abril. Com exceção da BCG e da Qdenga, todas as vacinas do calendário infantil são ofertadas nos ambientes escolares, em datas pré-definidas, de acordo com o cronograma abaixo. Confira:

A vacinação escolar é uma estratégia da SMS para facilitar o acesso à imunização. “É uma oportunidade para as crianças e adolescentes atualizarem o cartão de vacinação na própria escola, onde elas já estão acostumadas com o ambiente, sem necessidade de deslocamento até uma unidade de saúde. Ajuda muito”, avalia o secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães.

Ele destaca que no primeiro semestre deste ano, 108 escolas vão receber as equipes de imunização da SMS. “São escolas públicas, privadas e conveniadas. Milhares de estudantes beneficiados”, conclui.

Alessandro Magalhães explica ainda que na vacinação escolar são ofertados imunizantes contra sarampo, coqueluche, febre amarela, difteria, meningites, pneumonias, caxumba, hepatite B e outras doenças, inclusive as de campanhas, contra a poliomielite (paralisia infantil) e covid-19.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Ribeiro, lembra que até então, a vacina contra a dengue também era ofertada nas escolas. “Mas, seguindo as regras da nova Nota Técnica do Ministério da Saúde, o imunizante deve ser aplicado somente nas salas de vacinação das unidades de saúde. Assim, as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade interessadas na proteção contra a dengue podem ser vacinadas nos 38 postos fixos espalhados pela cidade”, acrescenta.

Como funciona a vacinação nas escolas

A vacinação escolar ocorre das 08h30/9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, com o objetivo de possibilitar a participação dos pais ou responsáveis durante o momento da imunização. “Caso os pais ou responsáveis não consigam estar presentes, não tem problema. Eles podem enviar para a escola, no dia programado, o cartão de vacinação e os documentos pessoais da criança, que ela será acompanhada por um representante da instituição no ato da vacinação”, informa a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.

spot_img

Notícias relacionados

Coligação do Professor Alcides prega transparência e promove palestra sobre ‘Atualização da Legislação Eleitoral’

Corpo jurídico da aliança faz orientações a pré-candidatos a vereador em Aparecida de Goiânia para pleito deste ano,...

”Ninguém quer morar em cidade encardida”, diz Professor Alcides ao ressaltar necessidade de zeladoria

Pré-candidato prega necessidade de serviços de limpeza urbana, paisagismo, poda de árvores e sinalização adequada para garantir que...

Coordenador de marketing do Professor Alcides, Marcelo Vitorino diz que “as pessoas acham que perderam algo, a cidade está feia”

“Eu não sinto que para Aparecida o que está faltando é ideologia. Eu sinto que para a cidade...

Ao lado de Caiado, Daniel, Gustavo e Sandro, prefeito Vilmar se filia ao União Brasil

­Vilmar une base do governador em Aparecida e vai disputar reeleição com apoio de UB, MDB e quase...