Estande da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs) prestou informações, realizou novos cadastros e atualizações
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), realizou mais de 270 atendimentos em seu espaço destinado ao Cadastro Único (CadÚnico) no 2º Mutirão de Goiânia em 2024, realizado nesse fim de semana na Região Sul.
A pasta promove a atualização dos dados do Cadastro Único por meio de Ação de Qualificação Cadastral de 2024 do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Neste ano, a ação engloba dois processos: Averiguação Cadastral (AVE24) e Revisão Cadastral (REV24).
Durante o Mutirão, foram feitas, em média, 40 atualizações cadastrais e cerca de 145 novos cadastros. O balcão de informações para esclarecimentos à população contabilizou mais de 54 atendimentos. “Nosso objetivo de informar, esclarecer e ampliar a demanda de atendimento do CadÚnico foi efetivada com êxito”, pontuou a diretora de Proteção Social Básica, Cássia Fernandes.
O Cadastro Único é o instrumento do governo federal para a seleção de beneficiários e a integração de programas sociais, assim como para subsidiar políticas públicas estaduais, distritais e municipais.
Atualização de dados
As famílias ou pessoas que precisam realizar a atualização de dados estão sendo comunicadas por meio de mensagens no aplicativo do Cadastro Único e pelo link https://cadunico.dataprev.gov.br/.
A comunicação com as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) também é feita por meio de mensagens nos aplicativos do PBF, Caixa Tem e no extrato de pagamento dos benefícios.
Somente após receber essa notificação, os responsáveis pelas famílias devem procurar pessoalmente o Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Alguns casos, porém, só poderão ser solucionados através da realização da visita domiciliar.
Fotos: Sedhs