18°C
Clear sky

4,9 mil bezerros serão produzidos por ano com vendas de touros PO pelo Pró-Genética

Em live transmitida pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), na última quarta-feira (30), a zootecnista e assessora técnica da instituição, Ana Kassia Ribeiro, estimou que quase cinco mil bezerros serão produzidos em Goiás a partir da comercialização de touros puros de origem (PO) realizada pelo Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro (Pró-Genética).

O Pró-Genética, criado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), tem sido executado desde 2014 no Estado. O objetivo é promover o aprimoramento do rebanho bovino goiano e o consequente fortalecimento das cadeias produtivas da carne e leite. A Emater e a ABCZ são parceiras nesse empreendimento, com a realização de feiras e leilões a valores acessíveis em diversos municípios. 

Segundo a palestrante, já foram vendidos 238 touros considerados de alto padrão genético. Entre as raças comercializadas estão Nelore, Nelore Mocha e Tabapuã. Os touros puros de origem são os mais valorizados no mercado do agronegócio, garantindo retorno rápido e lucratividade para a propriedade.

Produção de leite com recria de fêmeas ou com venda de bezerros e produção de carne são algumas das principais estratégias de utilização dos animais em questão. “Além da renda do leite, o produtor pode ter a renda proveniente da venda de bezerros. Com isso, ele já consegue comprar uma vaca pronta”, explica Ribeiro.

A zootecnista destaca ainda que as feiras têm sido importantes não apenas para tornar tecnologias avançadas mais acessíveis aos pecuaristas de pequeno e médio porte, mas também para difundir conhecimento e novas informações no setor. O Pró-Genética organiza as feiras, cria uma rede de relacionamento entre produtores e comerciantes, promove palestras e coloca o pecuarista em contato com profissionais da assistência técnica rural.

O post 4,9 mil bezerros serão produzidos por ano com vendas de touros PO pelo Pró-Genética apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp