Município investiu R$ 34 mil na aquisição de equipamentos e vestimenta específica para a dança
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, e a secretária municipal de Educação, Idelma de Oliveira, entregaram na manhã desta sexta-feira, 1º de março, instrumentos musicais para a comitiva de catireiros Os Filhos de Aparecida.
A entrega dos equipamentos e itens para o vestuário da catira foi realizada na Cidade Administrativa Maguito Vilela. A solenidade contou com a presença da presidente da Associação de Catireiros, Foliões e Fiandeiras de Aparecida, Nilmari Alves Siqueira, e do vereador Arnaldo Leite (MDB).
O grupo de catireiros recebeu berrante profissional, violão elétrico, viola elétrica, pandeiro, além de cinto country, calça jeans, camisa masculina manga longa, camisa gola pólo, botina tradicional e fivela com imagem em auto relevo de Nossa Senhora Aparecida. A prefeitura investiu R$ 34 mil na aquisição dos equipamentos e vestimenta.
“Esse é mais um demonstrativo de valorização e incentivo a nossa cultura. E é uma alegria para nós ter os Filhos de Aparecida levando a nossa tradição e o nome da nossa cidade para todo o Brasil através das apresentações”, afirmou o prefeito Vilmar.
A secretária Idelma de Oliveira destacou que os catireiros expressam a tradição histórica da cidade. “A catira é parte da história e da cultura de Aparecida de Goiânia. É parte da nossa trajetória, do centenário da cidade e investimentos como esse fortalece a nossa tradição”.
Fundadora dos Filhos de Aparecida, Nilmari afirma que a entrega dos instrumentos é mais um investimento na cultura popular. “São equipamentos importantes para as apresentações do grupo e fico muito feliz por essa entrega hoje. Essa é o atestado de que a prefeitura tem investido na cultura. E é muito importante para nós”. O vereador Arnaldo Leite acrescentou: “equipar catireiros é uma demonstração de valorização e resgate da cultura”.
Os Filhos de Aparecida
O grupo foi fundado em 1998 por Nilmari Alves Siqueira, buscando seguir com a tradição que conheceu com seus pais e avós. Os Filhos de Aparecida realizam apresentações durante o ano em todo o Brasil, expressando uma das maiores representações culturais da história de Aparecida de Goiânia. O grupo de catireiros já participou de vários festivais e encontros nacionais.
Catira
A Catira ou cateretê é uma dança do folclore brasileiro, em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos. A coreografia é executada, na maioria das vezes, por homens (boiadeiros e lavradores) e pode ser formada por seis a dez componentes e mais uma dupla de violeiros, que tocam e cantam a moda. A dança folclórica, em algumas regiões do País, é executada exclusivamente por homens, organizados em duas fileiras opostas.