28°C
Clear sky

Abertura estadual da colheita de milho será nesta sexta

Dados do 9º Levantamento da Safra de Grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revelam que a produção de milho safrinha, em Goiás, deve fechar o ciclo 2021/2022 com crescimento de 5% em área plantada, com 1,7 milhão de hectares; 17,2% em produtividade média, com 4,8 toneladas; e 23% em produção, com 4,8 milhões de toneladas, na comparação com a última safra.

Devido à importância dessa atividade agrícola para a economia goiana, nesta sexta-feira (24), a partir das 8 horas, na Fazenda Santa Mônica, em Rio Verde, será realizada a Abertura Estadual da Colheita de Milho. O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), estará presente e apoia o evento, que será promovido pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO).

O presidente da Aprosoja-GO, Joel Ragagnin, lembra que esse é o momento de reunir os produtores, suas famílias e profissionais do agro em torno da colheita. “Tivemos vários problemas esse ano, mas vamos colher”, destaca. Segundo ele, a comissão organizadora elegeu alguns pontos de foco para a programação.

“Primeiro, o evento será numa propriedade gerida por mulher, para trazer em evidência esse cenário que a gente encontra no campo. Também vamos debater o principal problema desta safra, a cigarrinha do milho, com experiências práticas. E discutir questões políticas, como os possíveis desdobramentos deste ano eleitoral para o agronegócio”, conta.

Para o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, a realização de um evento que marca a abertura da colheita de milho no Estado só confirma a relevância dessa cultura para o agro goiano. “Mesmo com problemas pontuais no campo, como geadas que ocorreram em algumas áreas em maio, infestação de cigarrinha e problemas com falta de chuva no período correto, o produtor tem trabalhado fortemente para entregar mais uma safrinha histórica para Goiás. Temos crescido em produção e produtividade e o resultado disso é percebido na economia, com incremento nos municípios, criação de emprego e geração de renda. O Governo de Goiás também tem buscado apoiar o produtor, por meio de políticas públicas, projetos e ações que possam favorecer do plantio à colheita, permitindo que o Estado se desenvolva cada vez mais. É um pedido do nosso governador Ronaldo Caiado, que o agro sempre seja atendido em suas demandas e que benefícios sejam levados ao segmento”, enfatiza.

O local escolhido para sediar o evento é estratégico. A Fazenda Santa Mônica é referência na região e está distante apenas 17 km do centro de Rio Verde, na BR-060, sentido Goiânia, Km 377, à direita, mais 6 km de estrada de terra. Com a programação de qualidade e o local de fácil acesso, a Aprosoja-GO tem expectativa de receber um público qualificado de 500 pessoas, entre produtores rurais e profissionais do agronegócio. Inscrições serão feitas no local do evento.

Estimativas para a Safra 2021/2022 em Goiás

Milho safrinha
Área plantada – 1,7 milhão de hectares (+5,0%)
Produtividade – 4,8 toneladas/hectare (+17,2%)
Produção – 8,4 milhões de toneladas (+23,0%)

Milho total (1ª e 2ª Safras)
Área plantada – 1,9 milhão de hectares (+4,4%)
Produtividade – 5,3 toneladas/hectare (+15,8%)
Produção – 10,2 milhões de toneladas (+20,9%)

Fonte: 9º Levantamento da Safra de Grãos 2021/2022 – Conab

Serviço
Abertura Estadual da Colheita de Milho
Data: 24 de junho de 2022 (sexta-feira)
Horário: a partir das 8 horas
Local: Fazenda Santa Mônica – Rio Verde (GO)
Mapa/localização: bit.ly/3QHZaX7

O post Abertura estadual da colheita de milho será nesta sexta apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp