25°C
Scattered clouds

Academias, shoppings e motéis ficam de fora de decreto, mas Prefeituras podem decidir

No novo decreto publicado hoje (20) pelo Governo Estadual dentro do plano de contingência de combate ao coronavírus, permanecem fechados academias, shoppings e motéis, pontos de muita frequência do público em Goiânia e região metropolitana. Apesar da manutenção, o governador Ronaldo Caiado (DEM), disse que o prefeitos poderão de acordo com entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) deliberar sobre o assunto, mas com cautela. “Os municípios precisam ter a responsabilidade como um plano de contingência e uma análise epidemiológica para saber se tem uma projeção em curva de um nível aceitável para a o coronavírus. Eles precisam ter um compromisso com o controle da disseminação”, defendeu Caiado.

 

A lei do decreto é 180 dias, já se passaram 30 e ainda faltam 150. Mas o governador deixou claro que se os casos da Covid-19 aumentarem no estado, pode aumentar este prazo e decretar o fechamento de praticamente todas as atividades.

Podem abrir:

  • Concessionárias de veículos automotores e motocicletas, autopeças, motopeças, oficinas mecânicas e borracharias;
  • Assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade;
  • Construção civil, bem como os estabelecimentos comerciais e industriais que lhes forneçam os respectivos insumos mediante estabelecimento de horários escalonados de início e fim da jornada;
  • Atividades comerciais e de prestação de serviço mediante entrega e drive thru;
  • Atividades destinadas à manutenção e conservação do patrimônio e controle de pragas urbanas;
  • Atividades de lava a jatos e lavanderias;
  • Salões de beleza e barbearias com redução de 50 % das suas capacidades instaladas;
  • Empresas de vistoria veicular;

A partir da tarde de hoje o contribuinte vai poder fazer sua consulta pelo portal Goiás Digital (https://www.go.gov.br ) e saber o que pode e o que não abrir, basta digitar o CNPJ da empresa, verificar se ela pode funcionar e sob quais protocolos.

 

Fotos: Divulgação

 

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp