25°C
Clear sky

Agentes da Vigilância Sanitária de Goiás recebem colete e identificação

Em comemoração ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária, celebrado neste 05 de agosto, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), entregou novos coletes e documentos oficiais de identificação a 127 fiscais do Estado. Os materiais são de fundamental importância para a correta identificação das equipes, que atuam na visita e fiscalização de uma média de 500 estabelecimentos por mês.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, essa é uma forma de reforçar o papel de orientação e de monitoramento em prol da saúde. “As ações dos agentes sanitários estão diretamente ligadas à qualidade de vida da população, na medida em que promovem a saúde preventiva de forma coletiva, garantindo mais segurança na utilização de produtos e serviços”, afirmou. O investimento é de R$ 27.500,00.

O controle sanitário inclui itens como água potável, alimentos, cosméticos, produtos de higiene e limpeza, medicamentos e vacinas. Também é função da vigilância a fiscalização de hospitais, clínicas, laboratórios, bancos de sangue, serviços de diálise, odontologia, salões de beleza, serviços de estética e tatuagem, instituições de longa permanência para idosos, comunidades terapêuticas, escolas, creches e outros.

História
O Dia Nacional da Vigilância Sanitária tem origem na atuação do sanitarista que ajudou a salvar milhares de vidas no Brasil. Nascido em 05 de agosto de 1872, Oswaldo Cruz cravou seu nome na história como o principal combatente da peste bubônica e da febre amarela, doenças que vitimaram milhares de brasileiros no final do século 19.

Essas ações são executadas por uma rede descentralizada do SUS, composta por serviços estaduais e municipais e, na esfera federal, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Com responsabilidades e financiamento compartilhados, os três níveis de governo compõem e administram o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).

Foto: Irom Braz

O post Agentes da Vigilância Sanitária de Goiás recebem colete e identificação apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp