28°C
Clear sky

Agentes da Vigilância Sanitária de Goiás terão colete e documento de identificação

A inspiração para um dia especial dedicado a celebrar o papel da Vigilância Sanitária (Visa) homenageia o sanitarista que ajudou a salvar milhares de vidas no Brasil. Nascido em 5 de agosto de 1872, Oswaldo Cruz cravou seu nome na história brasileira como o principal combatente da peste bubônica e da febre amarela, que vitimaram milhares de brasileiros no final do século 19. 

Mais de um século depois, em 2020, a pandemia de coronavírus exigiu um enfrentamento baseado no conhecimento levantado por ele e construído ao longo dos anos por homens e mulheres dedicados à proteção da saúde coletiva. O trabalho que é fundamental na vida cotidiana do cidadão ganhou ainda mais relevo no monitoramento do coronavírus, na análise do cenário epidemiológico, no controle sanitário e na orientação à tomada de decisões.

Em reconhecimento a esse papel e a todos os servidores da Visa, o secretário de Estado da Saúde, Sandro Rodrigues, e a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, entregam, nesta sexta-feira (05), coletes e documentos de identificação a 127 agentes e fiscais sanitários de Goiás. O evento será realizado às 9h30, no auditório da Superintendência da Escola de Saúde Pública, na Rua 26, 521, Vila Legionários, em Goiânia. O objetivo é respaldar ainda mais a atuação da Visa perante a sociedade.

Reconhecimento
As ações de Vigilância Sanitária estão diretamente ligadas à qualidade de vida da população, na medida em que promovem a saúde preventiva de forma coletiva, por meio da orientação e educação sanitária e do monitoramento e fiscalização de produtos e serviços utilizados pelas pessoas.

Essas ações são executadas por uma rede descentralizada do Sistema Único de Saúde (SUS) composta por serviços estaduais e municipais e, na esfera federal, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Com responsabilidades e financiamento compartilhados, os três níveis de governo compõem e administram o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).

No SUS, a Vigilância Sanitária certamente é a área que cotidianamente mais se faz presente na vida das pessoas. Isso porque está relacionada ao monitoramento da qualidade, segurança e eficácia da cadeia produtiva e de distribuição de uma série de produtos comercializados e oferecidos à população, como: água potável, alimentos, cosméticos, produtos de higiene e limpeza, medicamentos, vacinas e produtos para saúde. 

Abrangência
A Vigilância Sanitária atua ainda na fiscalização e monitoramento de prestadores de serviços de saúde com foco na segurança do paciente, como hospitais, clínicas, laboratórios, bancos de sangue, serviços de diálise, odontologia e radiodiagnóstico, além de serviços de interesse à saúde, como os salões de beleza, serviços de estética e tatuagem, instituições de longa permanência para idosos, comunidades terapêuticas, IML, serviços funerários. 

A Visa também atua nos ambientes coletivos, como escolas, creches, orfanatos, clubes, cemitérios e todos os ambientes de trabalho de uma forma geral, com escopo de atuação da vigilância em saúde do trabalhador.

O cenário da pandemia por Covid-19 que assola o mundo trouxe diversos desafios para a Visa, exigindo intervenção direta do Estado no modo de agir das pessoas e das atividades econômicas, por meio da adoção de protocolos de medidas sanitárias emergenciais como forma de conter a disseminação da doença e minimizar os impactos na sociedade. 

Os desafios são constantes e os enfrentamentos são diários para que as medidas sanitárias continuem sendo divulgadas e adotadas pela sociedade. Dessa forma, a garantia da segurança sanitária de produtos e serviços é responsabilidade indelegável do Estado e um componente indissociável do SUS que busca a proteção e a promoção da saúde coletiva da população. 

O post Agentes da Vigilância Sanitária de Goiás terão colete e documento de identificação apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp