21°C
Clear sky

Agosto Dourado: ações incentivam o aleitamento materno

A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com diferentes instituições e entidades, realiza ao longo deste mês de agosto uma série de rodas de conversa em Unidades Básicas de Saúde da Família localizadas em Goiânia e em municípios do interior para estimular a amamentação na atenção básica de saúde e fortalecer o vínculo entre mãe e filho.

Os eventos integram a programação da campanha Agosto Dourado, efetivada em todo o País para incentivar o aleitamento materno e ressaltar os benefícios dessa conduta para a mãe e o bebê.

A campanha Agosto Dourado foi criada em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A cor dourada foi escolhida para designar o mês de agosto pelo fato de estar relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. No Brasil, o Ministério da Saúde (MS) também escolheu agosto como Mês do Aleitamento Materno. A cada ano, um tema específico é trabalhado. Neste ano, o Agosto Dourado vai desenvolver o tema Fortalecer a amamentação educando e apoiando.

A coordenadora de Ciclos de Vida da Superintendência de Atenção Integral à Saúde (Sais) da SES-GO, Sônia Oliveira, informa que os eventos que marcam o Agosto Dourado em Goiás estão sendo realizados com a Coordenação de Rede Materno-Infantil da SES-GO. A abertura oficial da campanha será na terça-feira (2/8), às 9 horas, na Unidade de Saúde Básica da Família do Setor São Carlos (veja programação abaixo). 

Sônia Oliveira destaca que as Rodas de Conversa terão a participação de representantes dessas duas coordenações da SES-GO, a Sociedade Goiana de Pediatria, Banco de Leite Humano do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), da Coordenação Meninas de Luz da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), da Associação de Doulas do Estado de Goiás, Comitê Estadual de Aleitamento Materno e Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás. 

Leite materno
Considerado o alimento mais completo para os bebês, o leite materno sacia a fome; contribui para a melhora nutricional da criança; reduz a chance de obesidade, hipertensão e diabetes; diminui os riscos de infecções e alergias; e possibilita um efeito positivo na inteligência e no vínculo entre mãe e bebê. 

Especialistas destacam que o leite materno é repleto de anticorpos, fundamentais para a saúde e a resistência dos bebês a doenças. Por isso, é fundamental que a criança o receba como única fonte de alimentação até os 6 primeiros meses de vida. Especialistas, no entanto, sugerem que a amamentação deve continuar até os 2 anos ou mais. 

Sônia Oliveira ressalta que o aleitamento materno constitui um desafio às mães e uma meta das instituições e entidades voltadas à saúde de mães e bebês. As taxas de aleitamento exclusivo nos primeiros 6 meses estão aquém do esperado em diversos países, entre eles o Brasil. Ela ressalta que a amamentação também traz benefícios às mães, entre eles, melhor recuperação do parto e menos risco de câncer de mama.

Dados da OMS e da Unicef revelam que cerca de 6 milhões de vidas são salvas todos os anos por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva nos primeiros 6 meses de vida da criança. No Brasil, conforme levantamentos da OMS, apenas 39% dos bebês são amamentados com exclusividade até os 5 meses de vida. 

PROGRAMAÇÃO
Dia 2/8, às 9 horas – Unidade de Saúde da Família do Setor São Carlos – Goiânia;
Dia 4/8, às 9 horas – Unidade de Saúde da Família Santo André – Aparecida de Goiânia 
Dia 9/8, às 9 horas – Maternidade Aristina Cândida – Senador Canedo 
Dia 11/8, às 9 horas – Unidade de Saúde da Família Abadia Lopes – Anápolis 
16/8, às 9 horas – Local a definir – Inhumas 
23/8, às 9 horas – Local a definir – Caldas Novas

Maria José Silva (texto), Irom Braz (foto)/Comunicação Setorial 

O post Agosto Dourado: ações incentivam o aleitamento materno apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp