18°C
Clear sky

Agro em Dados aponta crescimento de 35,7% na produção goiana de trigo

A produção goiana de trigo deve crescer 35,7% em 2022 e chegar a 175,5 mil toneladas. A estimativa é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Esses e outros números estão na edição de junho do Agro em Dados. A íntegra do boletim mensal da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) pode ser encontrada no site: www.agricultura.go.gov.br.

Além de informações sobre trigo, o Agro em Dados deste mês traz análises e números sobre bovinos, suínos, frangos, lácteos, soja e milho. No caso do milho, o boletim mostra que, de janeiro a abril, as exportações goianas aumentaram 74,1% (em valor), na comparação com o mesmo período do ano passado. É possível acompanhar ainda, por meio de gráficos e mapas, indicadores de desempenho como Valor Bruto de Produção (VBP), séries históricas e rankings de principais produtores/exportadores.

“Com estimativa de bater o próprio recorde na produção de grãos e de alcançar o terceiro melhor resultado nacional em produtividade, o agronegócio goiano se mostra cada vez mais forte. O Agro em Dados acompanha esse desempenho mensalmente, oferecendo um retrato do setor primário em Goiás. Conferir o Agro em Dados é estratégico para tomada de decisões”, avalia o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça.

O Agro em Dados traz também um capítulo especial sobre as Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa). O entreposto registrou R$ 1,1 bilhão em negócios no primeiro quadrimestre de 2022, alta de 26,7% em relação aos quatro primeiros meses de 2021. Os principais produtos comercializados foram aves e ovos, hortaliças e frutas. Na edição de junho o leitor fica sabendo ainda da evolução de preços, mês a mês, de quatro produtos (cenoura, tomate saladete, laranja pera rio e banana prata) do portfólio da Ceasa.

Saiba mais
O Agro em Dados é produzido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). O levantamento e a edição das informações estão sob a responsabilidade da Gerência de Inteligência de Mercado da Superintendência de Produção Rural Sustentável. As fontes são: Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Ministério da Economia. A periodicidade é mensal.

A edição completa do Agro em Dados de abril/2022 pode ser acessada no link: https://www.agricultura.go.gov.br/files/2022/AgroEmDados22/AgroemDados-junhode2022.pdf

O post Agro em Dados aponta crescimento de 35,7% na produção goiana de trigo apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp