20°C
Clear sky

Agro goiano registra saldo positivo de 11 mil vagas formais de trabalho no primeiro semestre do ano

A agropecuária goiana registrou saldo positivo de 10.971 vagas formais de emprego no primeiro semestre de 2022. De janeiro a junho, o setor contabilizou 43.940 admissões e 32.969 desligamentos. O saldo positivo de Goiás é o maior entre os Estados da região Centro-Oeste e representa 13,1% do saldo nacional no período. Os dados foram divulgados pela plataforma do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Previdência.

De acordo com o Novo Caged, enquanto Goiás registrou saldo positivo de 10.971 vagas de emprego no agronegócio de janeiro a junho deste ano, o Mato Grosso somou 9.545 vagas, o Mato Grosso do Sul, 6.642 vagas e o Distrito Federal, 57 vagas. “Esse resultado demonstra a força e a importância do setor, que faz a diferença na balança comercial, ajuda a impulsionar a economia e também dá uma contribuição relevante na área social”, destaca o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça.

Os grupamentos que mais contribuíram para o desempenho do agro goiano nos seis primeiros meses de 2022 foram “Produção de lavouras temporárias”, com saldo de 7.078 vagas criadas, e “Atividades de apoio à agricultura e à pecuária”, com 3.034 vagas.

Dentro do primeiro grupo, destacaram-se o “Cultivo de cana-de-açúcar”, com 2.531 vagas, o “Cultivo de plantas de lavoura temporária não especificadas anteriormente”, com 2.276 vagas, e o “Cultivo de soja”, com 1.651 vagas. O “Cultivo de cereais” registrou saldo de 536 vagas.

Já no segundo grupo, as “Atividades de apoio à agricultura” se sobressaíram, com 2.039 vagas criadas de janeiro a junho de 2022. “Atividades de apoio à pecuária” e “Atividades de pós-colheita” vieram logo atrás, com 573 e 422 vagas criadas, respectivamente.

O post Agro goiano registra saldo positivo de 11 mil vagas formais de trabalho no primeiro semestre do ano apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp