19°C
Clear sky

Alunos da rede estadual vencem concurso nacional de Redação

Dois estudantes da rede pública estadual de ensino de Goiás foram destaque no Concurso Nacional de Redação da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), na categoria de rede pública de ensino. Eduardo Moreira Furtado ficou em 1º lugar na região Centro-Oeste e Gabriel Alves de Oliveira ficou em 2º lugar na etapa regional e na etapa nacional do concurso. Os dois alunos são matriculados na 3ª série do ensino médio do Colégio Estadual Jardim Europa, em Goiânia. 

Gabriel Alves contou que ficou surpreso com o resultado. “Quando a professora me chamou para participar, eu pensei: Ah, não custa nada, né? Vou fazer a redação. Mas não esperei ficar em uma colocação nem nada. Fiquei muito entusiasmado em ver minha redação na etapa nacional”, afirmou o estudante, cuja dissertação foi orientada pela professora Bruna de Araújo Costa.

O 1º colocado na etapa regional do concurso, Eduardo Moreira, também ficou muito feliz com sua classificação. “Me deu mais confiança, me mostrou que tenho potencial para conseguir fazer outras coisas, passar para a faculdade ou até em um concurso”, afirmou o aluno, que sonha em estudar na Universidade Federal de Goiás (UFG).

Para Eduardo, a Redação é importante para seu desenvolvimento educacional e cumpre também um papel social: “Quando a gente escreve, a gente dá voz para o que quer de melhor para o mundo. Ela tem esse potencial de expressar uma opinião, uma crítica a um problema da sociedade e de mostrar soluções para mudar aquilo”, defendeu o estudante, que foi orientado pela professora Silvia Cardoso Bueno Martins.

Gabriel também acredita que escrever bem é essencial, mas por uma outra razão. “Para minha vida, a redação me ajuda a agregar informações, porque estudo vários temas e agrego vários conhecimentos. E é bom para melhoria da escrita, para o uso da língua”, explicou o aluno. Por isso, Gabriel tem intensificado os estudos em Redação desde o 9º ano e sua colocação na etapa nacional do concurso veio para recompensar essa dedicação. 

Concurso
O tema da redação do concurso foi “Contribuições da Química para o Desenvolvimento Sustentável e Soberano do Brasil”. Segundo a SBQ, o objetivo da competição foi melhorar a imagem social da Química, frequentemente percebida pelas pessoas apenas como causadora de malefícios, e desencadear reflexões na comunidade escolar sobre as contribuições da Química para o Brasil. 

A premiação da etapa regional para os estudantes e professores orientadores foi em dinheiro, com prêmios de R$ 250 a R$ 1.000. Já os vencedores da etapa nacional receberam um projetor multimídia (Datashow) para a escola, um kit de tabela periódica, caneca e camiseta e ainda a participação gratuita na 45ª Reunião Anual da SBQ, que será em Maceió (AL), com estadia e passagem pagas.

O post Alunos da rede estadual vencem concurso nacional de Redação apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp