23°C
Clear sky

Aparecida adota isolamento social para conter transmissão da Covid-19

O resultado dessa estratégia será analisado após 7 dias, contados a partir de sua implementação

Como parte da estratégia para reduzir o contágio da Covid-19 em Aparecida, o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus decidiu adotar o modelo de isolamento social intermitente por escalonamento regional na cidade. A portaria será publicada nas próximas horas e começa a vigorar já nesta segunda, 15 de março. A decisão foi tomada após avaliação do cenário epidemiológico da cidade 14 dias depois da suspensão das atividades econômicas não-essenciais iniciada em 1° de março. O mesmo modelo foi adotado entre junho e agosto de 2020 e obteve a adesão de 98% da população.

De acordo com os dados técnicos apresentados pelo secretário de Saúde de Aparecida e coordenador do Comitê, Alessandro Magalhães, a cidade encontra-se hoje no cenário laranja, ou seja, risco alto de contaminação. Com a cidade dividida em 10 macrozonas, com quatro macronas fechando duas vezes de segunda a sexta-feira e a cidade inteira fecha aos sábados a partir às 13 horas e no domingo o dia todo.

Na segunda feira, fecham as macrozonas: Vila Brasília, Buriti Sereno, Alto Paraíso e Cidade Livre. Terça-feira, fecham as macrozonas: Vila Brasília, Garavelo, Alto Paraíso e Zona da Mata. Quarta-feira é a vez das macrozonas do Garavelo, Centro, Zona da Mata e Expansul. Na quinta-feira ficam fechadas as macrozonas do Centro, Santa Luzia, Expansul e Papilon. Sexta-feira fecha as macrozonas do Santa Luzia, Buriti Sereno, Papilon e Cidade Livre. Todas as macrozonas fecham no sábado a partir de uma hora da tarde e no domingo o dia todo. Detalhes sobre as exceções poderão ser observados na portaria.

O resultado dessa estratégia será analisado após 7 dias, contados a partir de sua implementação. A intenção é aumentar o índice de isolamento social para reduzir a taxa de ocupação dos leitos de UTI e enfermarias. O modelo de isolamento social intermitente de forma escalonada possui quatro cenários – verde, amarelo, laranja e vermelho tendo a cidade dividida por macrozonas, segue Matriz de Risco do Ministério da Saúde.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp