20°C
Overcast clouds

Aparecida continua com isolamento social intermitente no cenário laranja

Ao contrário de cidades como Goiânia, a Prefeitura de Aparecida esclareceu em nota encaminhada ao Giro Goiás que manterá a mesma estratégia de combate ao novo coronavírus, que é o isolamento social intermitente no cenário laranja.

A aplicação efetiva do isolamento na cidade ocorre de modo escalonado e regionalmente. O modelo foi definido pela Portaria 035/2020, de 5 de junho de 2020, da Secretaria de Saúde de Aparecida, e leva em consideração a nota técnica de 22 de abril de 2020, também da Secretaria, que adotou a Matriz de Risco do Ministério da Saúde para o município.

Nesse modelo, a cidade foi dividida em 10 macrozonas, que fecham em dias específicos da semana, conforme quatro cenários.

No cenário verde/estável, cada macrozona fecha uma vez por semana de segunda a sexta. No dia da macrozona, fecham-se até supermercados e postos de combustíveis.

No amarelo, de risco moderado, todas as macrorregiões fecham também aos domingos. No cenário laranja (atual), cada macrozona fecha duas vezes por semana e a cidade inteira sábado, a partir das 13h, e domingo o dia todo.

No cenário vermelho, considerando 14 dias (duas semanas), a cidade tem o comércio fechado regionalmente por 10 dias, ficando apenas 4 dias abertos, de modo intercalado.

O modelo de isolamento intermitente regionalizado, até o momento, teve adesão de 98% do comércio, com índice de isolamento social registrado de 48% no meio de semana e picos de 51% aos fins de semana. Os dados são da Plataforma Big Data Telcos Covid-19. Os números corroboram para a continuidade do modelo.

A mudança de cenário do isolamento leva em conta a ocupação dos leitos de UTIs, que tem sido ampliado. Atualmente, a cidade já conta com 150 UTIs e semi-UTIs. Até o final deste mês, a gestão implantará novos leitos hospitalares e chegará ao total de 240 exclusivos para tratamento da Covid-19, sendo 130 UTIs.

Foto: Wigor Vieira

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp