29°C
Overcast clouds

Aparecida de Goiânia começa a aplicar dose de reforço para todos os moradores

Imunizante estará disponível, sem necessidade de agendamento, em todas as salas de vacinação de rotina da cidade

A partir desta quinta-feira, 18 de novembro, a Prefeitura de Aparecida insere a vacinação contra a covid-19 em todas as salas de imunização da cidade. Até então, dez postos fixos ofereciam o serviço. Com a ampliação, a vacinação passa a ser ofertada em 37 Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) do município, além da Central de Imunização e do drive-thru da Cidade Administrativa. Nesses 39 locais estarão disponíveis todas as doses do esquema vacinal (primeira, segunda e terceira dose), sem necessidade de agendamento.

Além disso, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, o município começa também a aplicar a dose de reforço da vacina contra a covid em toda a população acima de 18 anos que tenha completado o esquema vacinal de duas doses há cinco meses. Esse passa a ser o intervalo mínimo entre a segunda dose e o reforço, independentemente do tipo de imunizante recebido na primeira aplicação. Antes, apenas idosos, imunossuprimidos e profissionais de saúde estavam autorizados a receber a terceira dose em Aparecida. Agora, qualquer pessoa que tenha recebido a D2 até 16 de junho pode procurar um dos 39 postos para receber a dose de reforço.

Facilidades

“Estamos muito felizes em anunciar essas mudanças que facilitam o acesso à vacinação contra a covid em Aparecida. Aos poucos, vamos retornando à normalidade. Inserimos a imunização em todas as salas de UBS’s e vamos manter a Central e o drive-thru da Cidade Administrativa como postos fixos. Inclusive, o drive da Cidade Administrativa passa a ser o único posto nesse modelo, destinado a motoristas, que foi um sucesso na pandemia, rápido, seguro e eficiente. A diferença é que agora os moradores terão, neste único local, acesso a todas as doses do esquema vacinal, seja D1, D2 ou D3. Assim, os drives do Aparecida Shopping e do Centro de Especialidades deixam de funcionar”, afirma a coordenadora de Imunização, Renata Cordeiro.

A gestora também destaca o fato de que não será mais necessário agendar a vacinação em nenhum dos 39 postos: “passamos a ser 100% livre demanda”.

Contudo, em meio às boas-novas, ela faz um alerta para os moradores ficarem atentos aos prazos: “O avanço da Vacinação tem sido decisivo no enfrentamento à pandemia. Mas, não podemos baixar a guarda. Fiquem atentos às datas previstas para aplicação da dose 2 e da dose de reforço. Só assim vocês estarão protegidos e poderemos superar essa doença. Com a nova regra para recebimento da terceira dose, que passou a ser unicamente o intervalo de cinco meses após a última dose do esquema vacinal, ficou mais fácil para as pessoas fazerem esse controle.”

Sobre uma possível dose de reforço para quem recebeu a vacina da Janssen, que é de dose única, a coordenadora de Imunização explica que o município aguarda orientações do Ministério da Saúde: “Aguardamos a nota técnica para o devido atendimento desses pacientes. Por enquanto, a dose de reforço é para quem recebeu as duas doses da Coronovac, AstraZeneca ou Pfizer”.

Primeira dose

Em Aparecida, qualquer pessoa acima de 12 anos pode receber a primeira dose da vacina contra a covid, mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, cartão SUS ou CPF. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável.

Segunda dose

Para receber a segunda dose basta apresentar documento de identidade e CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação, de acordo com os intervalos mínimos previstos entre a primeira e a segunda aplicação, seguidos pela Secretaria de Saúde: 28 dias para a Coronavac e oito semanas para Pfizer e AstraZeneca.

Terceira dose

Qualquer pessoa que tenha recebido a segunda dose da vacina contra a covid há cinco meses pode receber a dose de reforço (terceira dose), mediante a apresentação do documento de identidade e CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação. Ainda não está disponível a aplicação da dose de reforço em quem recebeu vacina dose única (Janssen).

Postos de Vacinação

A partir desta quinta-feira, 18, os moradores podem procurar a vacinação contra a covid nas seguintes unidades, de segunda à sexta-feira, das 8 às 16 horas:

UBS Alto Paraíso

UBS Andrade Reis

UBS Bairro Cardoso

UBS Bairro Ilda

UBS Bairro Independência

UBS Bandeirantes

UBS Buriti Sereno

UBS Campos Elíseos

UBS Cândido de Queiroz

UBS Caraíbas

UBS Chácara São Pedro

UBS Cruzeiro do Sul

UBS Expansul

UBS Independência Mansões

UBS Jardim Bela Vista

UBS Jardim Boa Esperança

UBS Jardim dos Buritis

UBS Jardim dos Ipês

UBS Jardim Florença

UBS Jardim Olímpico

UBS Jardim Paraíso

UBS Jardim Tiradentes

UBS Madre Germana

UBS Mansões Paraíso

UBS Nova Olinda

UBS Papillon Park

UBS Parque Trindade

UBS Pontal Sul II

UBS Residencial Anhambi

UBS Residencial Garavelo Park

UBS Retiro do Bosque

UBS Riviera

UBS Rosa dos Ventos

UBS Santa Luzia

UBS Santo André

UBS Veiga Jardim

UBS Vila Delfiore

A Central de Imunização e o drive da Cidade Administrativa funcionam de segunda à sexta, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas.

Fonte: Secom

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp