17°C
Few clouds

Assembleia inaugura, nesta quinta-feira, 2, o projeto “Alego Mostra Arte”

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) inaugura o projeto “Alego Mostra Arte”, nesta quinta-feira, 2, com a exposição das obras de arte do acervo artístico do Legislativo estadual. O objetivo da ação é estimular, difundir e valorizar a cultura goiana nos espaços da sede da Assembleia, bem como, promover o desenvolvimento humano e contribuir para compreensão da arte como campo de conhecimento, como forma de expressão, comunicação e manifesto da diversidade cultural.
A exposição, contendo 28 obras de arte, vai ser montada nas floreiras do Bloco A, no térreo do Palácio Maguito Vilela, podendo ser vista por servidores e visitantes durante todo o mês de junho. As telas expostas fazem parte do acervo que foi sendo composto pela Alego ao longo dos anos através de doações. De acordo com a Diretoria Administrativa, a coleção completa da Casa totaliza 123 obras, incluindo quadros e telas, escultura, bustos e painéis. Entre os autores das obras estão nomes reconhecidos como Rose Gothide, Virgínia Mara, Cristina Baylão, Alzira Mesquita, Lúcia Riether, José Merilha, Di Cavalcanti, Eldo Dias da Silva e Siron Franco. Entretanto, há ainda obras sem identificação.
Para essa exposição de inauguração, todas as obras de arte foram higienizadas, catalogadas e avaliadas por meio de um trabalho minucioso coordenado pela Diretoria Administrativa, que esteve à frente da recolocação das telas nas salas e corredores do Palácio Maguito Vilela. A mostra foi organizada pela Diretoria de Informação e Divulgação da Presidência, por meio da Seção de Atividades Culturais.
Movimentação cultural
Ao longo do mês de junho, toda a movimentação cultural nos espaços da sede da Assembleia deve ocorrer no saguão, onde três floreiras localizadas no andar térreo do Palácio Maguito Vilela serão palco destas atividades. A exposição das obras de arte do acervo do Legislativo estadual inaugura o projeto, desenvolvido pela Seção de Atividades Culturais, que, além da exibição, desenvolverá também atividades que vão contemplar apresentações diversas, tais como: dança, teatro, literatura, artesanato e pintura.
Seguindo as competências estabelecidas pela resolução que dispõe sobre a estrutura administrativa da Alego, à seção de Atividades Culturais compete promover e executar atividades artístico-culturais, bem como oferecer espaços alternativos nesta área específica. Assim, o projeto Alego Mostra Arte é passo importante nesse sentido e, também, na democratização e estímulo ao pertencimento da população ao espaço e às atividades institucionais da Alego.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp