34°C
Clear sky

Assista mensagem gravada em vídeo por Barroso e Fachin em homenagem à democracia

Ministros reafirmam compromissos com as instituições democráticas e conscientizam a população sobre a importância do papel de cada um no processo

Para celebrar o Dia Internacional da Democracia, comemorado mundialmente no dia 15 de setembro, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, e o vice-presidente, ministro Edson Fachin, gravaram vídeos com reflexões sobre o tema, onde reafirmam compromissos com as instituições democráticas e conscientizam a população sobre a importância do papel de cada um no processo.

“A democracia depende de cada um de nós. Seja parte desta história”, ressalta Barroso, ao destacar que o nosso regime democrático significa soberania popular, eleições livres, governo da maioria, Estado de direito e respeito aos direitos fundamentais de liberdade, igualdade e atendimento das necessidades vitais básicas.

Ele afirma que a democracia é considerada universalmente o melhor regime de governo, mas não necessariamente o mais fácil, uma vez que envolve pluralismo – diversidade de visões de mundo – e, consequentemente, respeito às opiniões contrárias. “Não é o regime do consenso, mas aquele em que a divergência é absorvida de maneira institucional e civilizada”.

O presidente do TSE lamenta que a democracia esteja sob ataque em razão de disfunções como o populismo, o extremismo e o autoritarismo, e reitera que sua preservação depende de instituições fortes, sociedade civil mobilizada e imprensa livre.

Veja mais

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp