28°C
Overcast clouds

Assistentes sociais defendem aprovação de novo piso salarial

Tramita no Senador Federal proposta para a aprovação do novo piso salarial dos assistentes sociais no Brasil, estimado em R$ 7.315,00 para jornada de trabalho de 30 horas semanais, e determina o seu reajuste anual, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor.

De autoria do senador, Fabiano Contarato (REDE/ES), o Projeto de Lei n° 2693, de 2020 está sob consulta pública no link https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/141963.

A categoria comemora o reconhecimento. Para a assistente social, Camila Rosa, que atua em Aparecida de Goiânia esta é uma forma de fazer justiça com a classe. “Ficamos felizes com a proposta, mas aguardamos que os senadores tenham a sensibilidade na hora da aprovação”, destaca Camila, que conclama todas os assistentes sociais para que participem da enquete.

A importância da categoria

O Assistente Social atua no acompanhamento e apoio social a famílias e indivíduos com o intuito de orientar essas pessoas diante de situações adversas como, problemas de saúde, sócio econômicos, triagem educacional, situações de trauma, abuso ou criminalidade, contribuindo com o seu o convívio saudável em sociedade. Além disso acompanham jovens e adolescentes que estão ingressando no mercado de trabalho através de programas como Jovem Aprendiz.

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, o assistente social também se transformou num importante ator. Este profissional está presente, em entidades públicas e privadas como, hospitais, casas de recuperação, creches, escolas, centros de integração para jovens e adolescentes e também em centros de detenção. Para exercício da função o Assistente Social deve possuir ensino superior completo na área além de um perfil observador, analítico, com sensibilidade e tato no contato com o público em geral.

“Vamos juntos, agora é horar de mostrar cada vez mais nosso valor”, destacou Camila Rosa.

 

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp