29°C
Few clouds

Audiência Pública do Orçamento reúne informações para elaboração da LDO 2022

O Governo do Estado de São Paulo já dispõe do relatório da Audiência Pública do Orçamento que contribuirá para a elaboração da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2022. O documento apresenta escolhas e sugestões feitas pelos cidadãos durante a consulta eletrônica, realizada entre 27 de março e 11 de abril.

A Audiência Pública contou com 1.098 contribuições registradas. Os números foram apurados e resultaram em um relatório que estará disponível nos sites: www.audienciasdoorcamento.sp.gov.br, www.projetos.sp.gov.br e www.transparencia.sp.gov.br.

A Audiência Pública subsidiou a elaboração do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias, que será encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado até o dia 30 de abril. De 27 de março a 11 de abril, o cidadão pode participar da Audiência Pública, contribuindo com o sistema de votação disponível no site criado (www.audienciasdoorcamento.sp.gov.br) para a confecção do Orçamento do Estado.

As 1.098 demandas registradas foram organizadas na forma de relatórios e enviadas aos órgãos competentes para que tomem conhecimento e se manifestem quanto à possibilidade de seu acolhimento. Assim, o cidadão tem a garantia de que a sua escolha será comunicada ao responsável pela ação governamental por ele priorizada.

A maior parte dos participantes (34%) direcionou suas demandas para a Região Metropolitana de São Paulo, seguida pela região Metropolitana de Campinas (15%). Como objetivo estratégico, o tema “melhorar os serviços de saúde” contou com 15% dos votos. Melhorar a educação contou com 6% dos votos e, estimular o turismo, o esporte, a cultura e a economia criativa, 6%.

Participação popular

A Audiência Pública realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Projetos, Orçamento e Gestão, ofereceu oportunidade ao cidadão indicar o que ele considera prioridade nos investimentos do Estado.

O sistema de participação foi composto por um formulário em etapas, no qual a seleção de um item levou à abertura de outros itens que proporcionaram ao participante a oportunidade de sugerir ações para o desenvolvimento econômico e social da sua cidade e região.

A partir daí o cidadão foi sendo conduzido num processo simples e intuitivo de priorização de demandas. Ao final de sua participação, o cidadão pôde, ainda, fazer comentários adicionais. A participação foi aberta a qualquer cidadão, representante de órgãos públicos e da sociedade civil, que pode contribuir quantas vezes desejar.

A realização da Audiência Pública é um instrumento legal previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei de Diretrizes Orçamentárias, que permitem aos cidadãos manifestarem suas demandas e necessidades regionais. Tem como objetivo estimular a participação dos cidadãos paulistas e garantir maior transparência na preparação do PPA (Plano Plurianual), LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e LOA (Lei Orçamentária Anual).

O post Audiência Pública do Orçamento reúne informações para elaboração da LDO 2022 apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp